Garanhuns voltou a registrar uma morte tendo como causa a COVID-19. De acordo com o Boletim nº 676, emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, nessa sexta-feira, dia 7, o registro veio após confirmação laboratorial e está junto a outros seis óbitos de pessoas residentes nos municípios de Aliança (1); Jaboatão dos Guararapes (2); Petrolina (1) e Recife (2), ocorridos entre os dias 25/12/2020 e 05/01/2022. Portanto, a informação é bastante genérica e não traz detalhes quanto ao gênero, idade e data exata da morte. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Garanhuns já contabiliza 311 óbitos por COVID-19 desde o início da Pandemia.
O Óbito registrado pela Saúde Estadual também aparece no Boletim Municipal, emitido pela Secretaria de Saúde de Garanhuns na noite desse sábado, dia 8, todavia como “em Investigação”, juntamente com outras três mortes, que podem ser confirmadas ou não para a COVID-19. Pelos dados Municipais, Garanhuns possui 308 mortes por COVID-19, todavia nos registros Estaduais, já são 311 confirmações de óbitos para a COVID-19. O Painel Coronavírus (https://covid.saude.gov.br/), mantido pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, segue sem atualizações desde o dia 9 de dezembro de 2021, mas naquela data já contabilizava 309 óbitos em Garanhuns.
VARIANTE ÔMICRON – E a Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns ratificou a informação sobre a circulação da variante Ômicron da COVID-19 no Município. De acordo com a Pasta, tratou-se de uma pessoa de 40 anos de idade, que apresentou quadro leve dos sintomas respiratórios e já obteve alta clínica para a COVID-19. “Todos os contatos diretos do paciente nas últimas semanas foram devidamente testados pela Secretaria. Os casos diagnosticados com a doença foram inseridos no fluxo de monitoramento da Vigilância Epidemiológica Municipal. Nenhum deles foi hospitalizado”, registrou a Saúde Municipal.
INFLUENZA (H3N2) – A Secretaria também confirmou a circulação comunitária do vírus da Influenza (H3N2) em Garanhuns e informou que, atualmente, são 62 casos com diagnóstico laboratorial desta linhagem da doença respiratória no Município. “É essencial que a população procure os pontos de vacinação para completar o esquema vacinal contra a COVID-19; e as Unidades Básicas de Saúde para vacinação contra a Influenza. Todos devem continuar adotando as medidas preventivas de uso da máscara de proteção, distanciamento social mínimo e higienização das mãos”, orienta a Pasta. O atendimento para pacientes com sintomas de síndrome gripal está disponível no e Testagem para Enfrentamento da COVID-19, de segunda a sexta-feira, das 12 às 20h; e nas Unidades Básicas de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.
COVID-19 – O Boletim COVID-19 desse sábado, dia 8, traz o registro de 7 novas confirmações para COVID-19 e 2 recuperações. Atualmente, 55 pessoas estão em monitoramento para confirmação ou não da doença. 327 doses de vacinas contra a COVID-19 foram aplicadas nesse sábado no Município, sendo 254 de doses de reforço e as demais entre 1ª e 2ª doses.
LEITOS NOS HOSPITAIS – De acordo com dados levantados pelo Ministério Público junto aos Hospitais, até a manhã de ontem, dia 8, uma Mulher de 79 anos estava internada na UTI/COVID-19 do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), enquanto três pessoas de 81; 66 e 25 anos ocupavam os leitos de retaguarda daquela Unidade Estadual. Duas meninas, de 4 meses e 6 anos, também estavam internas na manhã de ontem no Setor Pediátrico COVID-19 do HRDM. Uma mulher de 91 anos também ocupava leito de retaguarda COVID-19 no Hospital Perpétuo Socorro.
O HRDM apresentava 4 leitos de UTI e 6 de retaguarda ocupados na manhã desse sábado, dia 8, enquanto que o Perpétuo Socorro registrava 13 internamentos em UTI e um em leito de retaguarda. Além dos pacientes de Garanhuns, os demais internos são de Saloá; Capoeiras; Iati; Caetés; Lajedo; Paranatama; Jupi; Bom Conselho; São Bento do Una; Ipojuca; Cachoeirinha; Bezerros; Bonito; Pesqueira e Frei Miguelino. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br. Não está autorizada a reprodução desta matéria, na Íntegra, nas Redes Sociais – Instagram e Facebook -, ainda que citada a fonte).