A visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao Recife, com chegada prevista para esse domingo, dia 3, com compromissos agendados para hoje, segunda-feira, dia 4, foi cancelada. A informação foi divulgada no início da noite de ontem pelo cerimonial do Ministério da Saúde e confirmada pela assessoria do Palácio das Princesas.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o vídeo com o anúncio realizado no último dia 2 de julho.
Em Recife, a Ministra faria o anúncio da construção de maternidades nos municípios de Ouricuri e Garanhuns, ao lado da governadora Raquel Lyra. Também entregaria 90 ambulâncias do Samu e participaria de um evento na UFPE (saiba mais AQUI). Ainda não se sabe uma próxima data para a Ministra cumprir a agenda programada.
MATERNIDADE EM GARANHUNS – Durante agenda em Recife no último mês de julho, junto ao Presidente Lula, a ministra da Saúde, Nízia Trindade, anunciou uma parceria com o Governo do Estado para incluir duas maternidades no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)/Rede Alyne, uma em Garanhuns e outra em Ouricuri. A inclusão desses Projetos no PAC foi um pedido da governadora Raquel Lyra (PSDB), conforme revelou a Ministra (confira no vídeo acima).
Raquel Lyra disse que Pernambuco já desapropriou os dois terrenos em Garanhuns e Ouricuri, “e o Senhor já colocou o dinheiro”, destacou a Ministra, se dirigindo ao Presidente. A Governadora também avisou que outras duas maternidades serão construídas em Serra Talhada e Igarassu, todavia com recursos do Estado (relembre AQUI). Em Garanhuns, segundo o Ministério da Saúde será construída uma Maternidade de Porte II, orçada em R$ 60 milhões, e que terá capacidade para realizar seis mil partos por ano, com atendimentos 24 horas, além de serviços ginecológicos e obstétricos de alta e média complexidade.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o vídeo.
TERRENO PARA CONSTRUÇÃO – No último dia 28 de junho, o Diário Oficial de Pernambuco trouxe a publicação do Decreto nº 56.891, em que a governadora Raquel Lyra (PSDB) declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área de terra situada em Garanhuns onde será construída a Maternidade do Agreste Meridional.
De acordo com o Memorial Descritivo, anexo ao Decreto nº 56.891, o terreno particular tem uma área de 2,4197 hectares. Segundo apurou o Blog do Carlos Eugênio, o terreno fica as margens da BR-423, logo após condomínio Alamedas da Serra. Em pronunciamento nas redes sociais, a governadora Raquel Lyra anunciou a desapropriação para construção da terceira entre as cinco Maternidades prometidas durante a campanha de 2022 (relembre AQUI). (@blogcarloseugenio)