O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, instaurou um Inquérito Civil para apurar “possível irregularidade em acumulo de vínculos na educação de Garanhuns e de Caetés, com o exercício da Vereança, pelo vereador Professor Márcio (PV).
De acordo com procedimento assinado pelo Promotor Bruno Gottardi, a Secretaria de Educação de Garanhuns e a Câmara de Vereadores serão requisitadas a prestar, no prazo de 15 dias úteis, documentos e informações em relação ao Professor/Vereador Cláudio Umberto Bispo Triunfo, referentes ao período de 2017 a dezembro de 2019. A Promotoria de Caetés também será acionada para que viabilize, num prazo de 30 dias, informações referentes ao Professor junto a Prefeitura de Caetés no mesmo período requisitado aos Órgãos de Garanhuns.
INQUÉRITO ADMINISTRATIVO – Em outubro passado, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) designou uma Comissão de Inquérito Administrativo para apurar “possível falta de assiduidade ao serviço público” por parte do Professor Márcio. A época da designação, o Blog do Carlos Eugênio solicitou informações sobre o motivo da ação, mas não recebemos resposta do Governo de Garanhuns. Contactado, o Vereador também não quis se pronunciar sobre o assunto.
O Parlamentar é Professor Efetivo de Garanhuns dede 1990 e exerce o cargo de Professor I – GMI, estando lotado, atualmente, na Secretaria Municipal de Educação. Não conseguimos informações sobre o vínculo que o Professor Márcio tem no município de Caetés.
É importante ressaltar que um Vereador pode exercer outro cargo, desde que haja compatibilidade de horários. A Constituição Federal permite que o Parlamentar Municipal acumule cargos e salários, uma vez que o mandato eletivo não é considerado um cargo público. (@blogcarloseugenio)