Durante a solenidade de lançamento da programação do 32º FIG, realizada nessa segunda-feira, dia 10, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) anunciou que a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai investir R$ 3 milhões de reais no Evento, colocando o Estado pela 1ª vez na condição de Patrocinador, já que nas 31 edições realizadas até o ano passado, a Gestão Estadual sempre figurou como principal financiadora da realização, e consequentemente, estando à frente da Organização.
Apesar dele mesmo ter declarado a “Independência do Festival” ainda durante a edição do ano passado e ter protagonizado uma série de ações para deixar claro que os recursos estaduais eram bem-vindos, mas que não queria o Estado na Organização do FIG, Sivaldo tratou de atribuir todos os desentendimentos entre a Prefeitura e o Governo do Estado ao deputado Estadual Izaías Régis (PSDB).
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
“Infelizmente se a gente chegou na posição que chegou hoje, não digo nem que se deve ao Governo do Estado, pode botar tudo na conta dele! Foi o grande responsável. Que só atrapalhou o tempo todo. Só atrapalhou um diálogo melhor. O que me chama a atenção é que figuras como essa diz que ama Garanhuns, não, ama os seus interesses e o seu bolso. Essa é que é a verdade. Agente poderia estar numa situação muito melhor. A gente poderia ter construído um caminho muito melhor, mas as pessoas procuraram o tempo todo atrasar”, destacou Sivaldo, durante o lançamento da programação e perante o secretário de Turismo do Estado, Daniel Leite.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
A RESPOSTA DE IZAÍAS – Em pronunciamento na ALEPE, Izaías destacou não ter tido “culpa de nada do que houve” e lembrou alguns momentos protagonizados por Sivaldo, quando, segundo Régis, Albino deixou claro não querer o Governo do Estado na organização, apenas os recursos estaduais.
“Mesmo independente de o Prefeito não querer mais o Estado junto, a Governadora atendeu nosso pedido e vai patrocinar o Festival de Inverno”, destacou o Deputado, que mesmo acusado pelo Prefeito de Garanhuns de espalhar notícias falsas na tribuna da ALEPE e de classificar sua atuação de forma pejorativa como de “um vereador de Oposição”, não comentou os ataques do Opositor.
* RELEMBRE A POLÊMICA TRAJETÓRIA ATÉ MUNICIPALIZAÇÃO DO FIG
Clique em player para assistir o Vídeo.
Os desentendimentos nos bastidores, se tornaram públicos no dia 28 de julho do ano passado, ainda durante o Festival de Inverno, o Prefeito Sivaldo Albino aproveitou as falhas do primeiro FIG promovido pelo Governo Raquel Lyra e anunciou em vídeo divulgado nas redes sociais, a decisão de municipalizar a Gestão do Festival de Inverno de Garanhuns (relembre AQUI).
A postura de Sivaldo foi respondida pelo Estado no dia 30 de julho, com o anúncio nas redes sociais do período do FIG 2024, seguido de um comentário do Prefeito de Garanhuns: “Só esqueceram de combinar e solicitar a nossa autorização! Vamos em frente”, comentou o Gestor na postagem oficial do Governo do Estado (relembre AQUI), que no dia seguinte já lançou a marca e o perfil oficial do 32º FIG no Instagram.
No dia 1º de agosto, em Entrevista a jornalista Roberta Jungmann, que assina a coluna Persona, da Folha de Pernambuco, Sivaldo Albino registrou que faria valer a Lei do Uso do Solo para impedir que o Governo do Estado realizasse o Festival de Inverno 2024 (relembre AQUI). A informação do registro, patenteamento da marca do Festival de Inverno de Garanhuns, por parte da Prefeitura também foi divulgada (relembre AQUI).
Clique em player para assistir o Vídeo.
No dia 10 de agosto, o Prefeito de Garanhuns promoveu um Evento para anunciar o período de realização, o formato e oito atrações em Nível Nacional do Festival e deixou claro que o Governo do Estado não faria o Festival de Inverno de Garanhuns (relembre AQUI).
Clique em player para assistir o Vídeo.
Já no dia 20 de setembro, durante a 1ª audiência pública realizada pela ALEPE, Sivaldo descartou totalmente o entendimento com o Governo do Estado para que o FIG pudesse seguir sendo custeado pelo Governo do Estado, e refirmou querer a participação financeira da Gestão Raquel Lyra no Evento (relembre AQUI).
No dia 27 de setembro, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou um Projeto de Lei encaminhado por Sivaldo Albino autorizando a Terceirização da Organização do FIG. Os vereadores de Oposição acionaram o Ministério Público, mas, segundo Sivaldo, não obtiveram sucesso (relembre AQUI).
Clique em player para assistir o Vídeo.
No início de fevereiro deste ano, durante pronunciamento na Câmara de Garanhuns, Sivaldo Albino declarou que já ter investido quase um milhão de reais com o pagamento antecipando de cachês; reafirmou que o evento seria organizado pela Prefeitura e ressaltou esperar o apoio do Governo do Estado na realização (relembre AQUI).
No dia 5 de março, uma Nota divulgada pelo Governo do Estado, registrou uma reunião entre a governadora Raquel Lyra e o Prefeito Sivaldo Albino, dando mostras que o 32º FIG poderia ser organizado entre os dois Poderes (relembre AQUI).
No dia 22 de março, segundo o Governo do Estado, diante das condições impostas pela Prefeitura, a Fundarpe registrou a “inviabilidade na realização do FIG pelo Governo de Pernambuco” e pediu a Revisão de Proposta ao Município, que em paralelo contratou a empresa Medow Entretenimento e Cultura Ltda-ME, para captar recursos financeiros para patrocínios do FIG, por meio de verbas de marketing e incentivos junto às empresas privadas (relembre AQUI).
No dia 2 de abril, Sivaldo divulga as atrações que vão compor a grade nacional do Polo Mestre Dominguinhos e Governo do Estado declara que está fora da organização e que vai apenas apoiar o evento (relembre AQUI).
MINHA OPINIÃO – Sivaldo não precisou, em nenhum momento da participação de Izaías Régis para azedar a relação junto ao Estado. De forma autoritária, bradou as margens das redes sociais que a Prefeitura possuía condições financeiras e logísticas para organizar o Festival e deixou claro, desde o início, que a participação do Governo Raquel Lyra seria o que se confirmou: um importante patrocinador, que investirá R$ 3 milhões num Evento, que será feito da forma que a Prefeitura planejou.
Se Izaías atrapalhou em algo, não sabemos, pois não temos acesso aos bastidores, mas os gestos públicos de Sivaldo já foram fundamentais para cancelar “um diálogo melhor” e evitar a construção de “um caminho muito melhor”. Como diz Albino, o “caminho” que ora se apresenta, foi construído pelo próprio Prefeito, que fez apenas um ‘mea culpa’ ao buscar atribuir a responsabilidade à Régis; quis fazer afago ao principal patrocinador do Evento, arrancando os aplausos de funcionários e apoiadores e buscou reverberar essa narrativa junto a parceiros, possivelmente visando as eleições de outubro. Essa é minha opinião, mas respeito a sua! (@blogcarloseugenio, com imagens da SECOM/PMG e Divulgação)