O médico Ulisses Pereira, que entre outras funções na sociedade local, atua como Diretor Médico do Hospital Perpétuo Socorro há 14 anos e que vem desde o início da Pandemia lutando para salvar vidas na UTI daquela Unidade Hospitalar, vem usando o Instagram para alertar quanto a prática de pessoas, que mesmo sabendo que estão infectadas pela COVID-19, estando pouco sintomático ou assintomático, passam a “zombar dos profissionais de saúde, detratá-los e ainda postar vídeo ou foto, contaminando abertamente em aglomeração, logo após teste positivo, reagente ou detectado”.
“É surreal. É criminoso. Dois casos abertos nas redes sociais em Garanhuns”, postou Dr. Pereira, chamando a atenção do Ministério Público; das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, bem como a Prefeitura de Garanhuns. “O registro aqui não é exatamente sobre eventos, é bem pior: pessoas que estão doentes, soropositivas pra COVID-19, que fazem questão de contaminar dezenas ou centenas e ainda exibem isso em redes sociais!”, justificou o Profissional que é especializado em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e ainda atua na Rede Municipal de Saúde.
Nas postagens, sobretudo no stories do Instagram, Dr. Pereira insere imagens de eventos realizados na Cidade e usa legendas como: “Não há serviço de saúde, não há testes, não há medicação, não há nada que seja suficiente se continuar assim! Falta Conscientização!”, alertou o Médico, marcando, inclusive, a Polícia Militar e veículos de Imprensa, como a TV Asa Branca (Globo); a TV Jornal (SBT) e o Jornal do Commercio.
NÚMEROS DA COVID-19 EM GARANHUNS – Se compararmos os números de infectados entre os dias 9 a 15 deste mês, quando foram registrados 155 casos positivos da COVID-19 em Garanhuns, com os 752 casos positivos contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde na semana seguinte, de 16 a 22, houve um acréscimo de 385% no Município, o que em tese justifica os alertas do Médico Ulisses Pereira.
PLANO DE CONVIVÊNCIA – Vale registrar que o Plano de Convivência com a COVID-19 em vigor em Pernambuco determina, entre outras medidas, que eventos culturais sociais, corporativos e relacionados a formaturas; shows, bailes e buffets realizados em “ambientes fechados” deve ser observado a ocupação de apenas 50% da capacidade do local ou 1 mil pessoas, o que for menor. Já em “ambientes abertos” os eventos devem acontecer com 50% da capacidade do local ou 3 mil pessoas, o que for menor, sendo obrigatória a apresentação de “passaporte vacinal” para público, funcionários e prestadores de serviço. A determinação também prevê que em eventos a partir de 300 pessoas, será cobrando, além do passaporte vacinal; teste rápido de antígeno negativo realizado durante o período de 24 horas que antecedem o evento ou teste RT-PCR negativo realizado até 72h antes do evento. As determinações valem até o próximo dia 31 de janeiro. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações do Instagram e da Secretaria de Saúde de Garanhuns)