Depois de quase dois anos e meio sem utilidade, o Castramóvel entrou em funcionamento no mês de abril de 2023, porém alguns meses depois, em setembro do mesmo ano, foi estacionado numa área do Centro Administrativo e lá permanece há oito meses sem funcionar.
A informação é da vereadora Magda Alves, que nos anos de 2022 e de 2023, encampou uma verdadeira batalha para garantir que a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, colocasse o equipamento para funcionar e beneficiar cães e gatos com procedimentos de castração.
“Em março passado, estive na Secretaria e fui informada pelo secretário Neilton Falcão que uma licitação para compra de Remédios e Insumos havia sido concluída e que o Castramóvel voltaria a funcionar, porém não mais indo até as comunidades, e sim parado no Centro Administrativo, deixando de ser Castramóvel, para ser Castra Fixo. O Secretário também informou que as fêmeas; e os cães e gatos de rua também seguiriam sem ser beneficiados com a Castração, já que um ano depois, não foi organizado sequer um espaço para recuperação após as cirurgias”, destacou Magda Alves.
“Passados dois meses da nossa visita ao Secretário, nem nos bairros, nem parado; nem os animais de rua, nem os que possuem tutor, o Equipamento segue inativo. Já são oito meses sem funcionar, ou seja, depois que entrou em Operação, após a nossa fiscalização, o Castramóvel já está mais tempo parado do que esteve funcionando. Isso mostra que não há qualquer vontade em prestar o serviço, se configurando num verdadeiro descaso do Prefeito Sivaldo Albino!”, complementou Magda Alves.
PROPOSIÇÃO – Para garantir a volta do funcionamento do Castramóvel, Magda Alves apresentou no início do mês passado um requerimento na Câmara cobrando a volta dos serviços de Castração de Animais em Garanhuns. Apesar de aprovado por todos os Vereadores, o pedido segue sendo ignorado pelo Governo Municipal. “Agora teremos que recorrer ao Ministério Público”, alertou a Vereadora.
O Blog do Carlos Eugênio buscou contato com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Neilton Falcão, para que pudesse trazer a versão do Governo Sivaldo Albino, mas Ele não retornou os contatos. (@blogcarloseugenio)