Luta do Ex-prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, já falecido e que governou Garanhuns entre os anos de 2005 e 2012, a primeira etapa da duplicação da BR-423, tem início, na prática, nessa quarta-feira, dia 7, com a audiência pública para apresentação do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental do Projeto. Como Seu Luiz da Farmácia sonhou e mobilizou a Região numa campanha em prol das obras, a BR-423 será duplicada pelo Governo federal entre São Caetano e Garanhuns.
A Audiência, promovida pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), acontecerá a partir das 9h, na secretaria de Cultura de Lajedo (Clube Milênio), localizada na rua João Antônio de Medeiros, s/nº, no centro da Cidade. O Encontro deve contar com a presença de representantes das cidades diretamente afetadas pela primeira etapa da adequação da capacidade viária da rodovia, que vai de São Caetano a Lajedo: Cachoeirinha, Calçado, Jucati, Jupi, Lajedo, São Caetano e São João.
A audiência pública tem o objetivo de apresentar o projeto ao público, esclarecer dúvidas e receber contribuições para o licenciamento ambiental. O Projeto proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), prevê a construção de pontes sobre os Rios Doce e Una, o reforço estrutural das pontes existentes e elevados de travessias urbanas.
Inicialmente, o projeto da BR-423 prevê a duplicação de 80 quilômetros. O primeiro lote irá do km 18,20 (BR-232, em São Caetano) até o km 60, em Lajedo. O segundo trecho da rodovia, entre Lajedo e Garanhuns, ainda não foi licitado. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)