Entrevistado pelo Blog do Carlos Eugênio, o Juiz da 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns, Dr. Enéas Oliveira da Rocha, garantiu que a Justiça Eleitoral está atenta as movimentações políticas em Garanhuns e que haverá uma forte atuação para coibir possíveis vantagens de Políticos e de Partidos Políticos dentro do processo eleitoral local.
Apesar de sobrecarregado pelas funções que exerce na Vara Cível de Garanhuns e como Juiz Eleitoral em Garanhuns e em Águas Belas, além de assumir a Vara da Fazenda Pública de Garanhuns no próximo mês de março, durante as férias do Titular, Dr. Glacidelson Antônio, o Magistrado planeja cumprir uma agenda de reuniões junto a políticos, profissionais de mídia e estudantes para difundir as regras da futura disputa eleitoral.
“Vamos estreitar, ainda mais, os contatos com a Promotora Eleitoral, a Drª Larissa Albuquerque, e promover reuniões, após publicações das Resoluções do TSE para as Eleições de 2024, junto aos Vereadores, aos profissionais de Imprensa; aos produtores de conteúdo digital, assim como àqueles profissionais que prestam serviços de mídia móvel (carro-de-som) para difundirmos a Legislação Eleitoral. Também vamos promover palestras junto a estudantes do Ensino Médio nas Escolas de Garanhuns. A meta é promover eleições tranquilas, justas e seguras em Garanhuns”, destacou o Juiz Enéas Oliveira.
Já em relação aos candidatos, o Magistrado ressaltou que os contatos serão firmados logo após o devido Registro das Candidaturas, que nestas eleições deverão ser feitos, segundo o Calendário Eleitoral, após as Convenções Partidárias, até o próximo dia 15 de agosto.
Clique em player e confira o vídeo registrado no Desfile das Virgens de Garanhuns em 2023.
DE OLHO NAS FESTIVIDADES – Indagado pelo Blog do Carlos Eugênio sobre a possível ocorrência das tradicionais citações de agentes públicos por atrações e apresentadores, bem como quanto a presença e a discursos de pré-candidatos que exercem cargos, a exemplo do Prefeito, de Vereadores e de Secretários Municipais, nos eventos como: o Desfile das Virgens, o Garanhuns Jazz Festival e o Carnaval nos Bairros, o Magistrado foi enfático ao garantir “Tolerância Zero” aos possíveis Crimes Eleitorais em Garanhuns.
“A Justiça Eleitoral está atenta, de olho nessas festividades, e, em parceria com o Ministério Público Eleitoral, vamos julgar os casos que nos forem apresentados e, em caso de procedência de condutas que atrapalhem a igualdade de oportunidades a todos os participantes do pleito eleitoral, vamos punir com o rigor da Lei, inclusive aplicando as multas máximas”, chamou a atenção o Juiz Enéas Oliveira da Rocha, que complementou: “queremos a legalidade e a transparência desse Pleito, e estamos atentos, inclusive a esse período pré-eleitoral que estamos vivenciando”.
Sobre o assunto da promoção pessoal de Agentes Públicos nas festividades realizadas no período carnavalesco, a Promotora Eleitoral de Garanhuns, Larissa de Almeida Moura Albuquerque, emitiu recente recomendação, que pode ser conferida clicando AQUI. (@blogcarloseugenio)