Em meio aos 33 homicídios já registrados neste ano em Garanhuns, além dos inúmeros casos de roubos e furtos, o deputado Estadual Izaías Régis (PSDB) solicitou a instalação de um Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), para atender Garanhuns e Região. A solicitação foi feita por meio de Indicação aprovada na ALEPE e encaminhada à Secretaria de Defesa Social do Estado.
“O reforço na segurança da Região, que já vinha sendo uma preocupação crescente do Parlamentar, aumentou com a divulgação em julho dos dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontaram que Garanhuns tem uma média de 44,9 mortes para cada 100 mil habitantes, o que a deixou na posição de quarta cidade mais violenta de Pernambuco”, destaca a Assessoria.
Segundo os dados do anuário, a taxa média do Brasil foi de 23,4 mortes a cada 100 mil habitantes. No ranking geral, que apresenta os 50 municípios, Garanhuns aparece na posição 39 após ter registrado aumento no número de homicídios em 2022. “Garanhuns é uma cidade que sempre apareceu na mídia com índices positivos. Mas, infelizmente nos últimos anos ficou muito evidente a ausência de ações de segurança pública. Tornou-se mais comum, ter notícias de assaltos e assassinatos”, comentou Régis.
REFORÇO DE VIATURAS E COLETES PARA O 9º BPM – O 9º BPM recebeu na última semana, sete novas viaturas e 200 novos coletes para reforçar o aparato de segurança preventiva na Região. “Esse incremento já é ação concreta do Juntos Pela Segurança, política de segurança pública da governadora Raquel Lyra, que vai investir mais de R$ 1 bilhão de reais em ações de segurança pública em todo o Estado”, destacou o deputado Izaías Régis. (@blogcarloseugenio, com imagens da ALEPE e Divulgação)