Uma iniciativa do vereador Juca Viana (imagem abaixo), aprovada por unanimidade de votos pela Câmara de Garanhuns, criou a Medalha Ivo Tinô do Amaral, destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas, que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Turismo no Município.
De acordo com a Resolução nº 1865/2025 poderão ser agraciadas até cinco personalidades ou Empresas, por ano, com a nova Medalha, inclusive pessoas já falecidas. Para fazer jus, o homenageado precisará ter prestado relevantes serviços ao setor turístico; contribuído para a divulgação e promoção do turismo local ou ter incentivado o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis. Cada Vereador poderá fazer apenas uma indicação por ano. Saiba mais sobre a Medalha clicando AQUI.
IVO AMARAL – Ivo Tinô do Amaral nasceu em Lajedo e ainda jovem mudou-se para estudar em Garanhuns, onde construiu sua carreira política. Foi duas vezes Prefeito e duas vezes Deputado Estadual, sendo constituinte estadual (imagem acima), além de ter exercido mandatos de Vereador e de Vice- prefeito.
Seus governos (de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992) foram marcados por diversas ações, dentre elas, a construção do Relógio de Flores (em 1981) e a criação do Festival de Inverno de Garanhuns (em 1991), dois dos principais impulsionadores do Turismo local. Ele faleceu aos 88 anos, em 17 de novembro de 2022, em decorrência de insuficiência respiratória.
Além de dar nome a Medalha do Mérito Turístico, Ivo Amaral ainda tem a memória eternizada, tendo o nome no Relógio de Flores; no novo prédio da Prefeitura e no Complexo Administrativo, que estão sendo construídos no Município. (@blogcarloseugenio)