A Irmã Cosma foi homenageada durante a Missa em Ação de Graças pelos 60 anos do Hospital Infantil Palmira Sales, realizada na tarde/noite dessa sexta-feira, dia 17, na Igreja de São Sebastião, em Garanhuns, no Agreste Pernambucano. Ela recebeu das mãos da vereadora Luzia da Saúde (PTB), o Título de Cidadã Honorária de Garanhuns.
A Comenda Municipal foi apresentada na Câmara de Garanhuns no ano de 2018 pelo então vereador Daniel da Silva (falecido no ano passado). Com a ausência de Daniel, coube a Luzia da Saúde apresentar o Projeto de Resolução (PR), que foi subscrito e aprovado por todos os 17 Parlamentares Municipais de Garanhuns.
Nascida em 26 de setembro de 1971, a cearense Cosma Maria de Jesus decidiu vivenciar as alegrias e desafios de uma vida religiosa ao escolher a Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo para trabalhar em favor dos menos favorecidos. Ela presta assistência aos garanhuenses desde 2005, quando chegou para exercer a sua missão no Hospital Infantil Palmira Sales, localizado no bairro da Boa Vista, em Garanhuns.
Após uma passagem de menos de um ano pelo Hospital Maria Lucinda, em Recife, Irmã Cosma retornou à Garanhuns em 2015, e desde então está à frente da direção do Hospital Infantil Palmira Sales, prestando auxílio aos garanhuenses e agrestinos, principalmente aos mais necessitados, através da sua religiosidade e do seu trabalho à frente daquele Hospital Filantrópico.