Os quase 12 mil garanhuenses que tomaram a vacina da Janssen e imaginaram que já tivessem completado o esquema vacinal com a dose única podem ter que tomar uma dose de reforço. Não só os garanhuenses, mas os vacinados com o imunizante da Johnson & Johnson em todo o Mundo. É que desde o mês passado, o FDA, a agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos, aprovou uma dose de reforço para quem tomou a vacina da Janssen. De acordo com o Jornal Nacional, do Grupo Globo, as autoridades sanitárias brasileiras ainda não se definiram quanto à possibilidade.
A recomendação da FDA é para que dose extra seja aplicada dois meses depois da primeira injeção. Vale para qualquer pessoa com mais de 18 anos e não apenas para grupos prioritários. A dose adicional pode ser feita com a própria vacina da Janssen ou de outros fabricantes, uma estratégia conhecida como vacinação heteróloga.
“Esse intervalo um pouco mais curto é muito em função de se acreditar na verdade que essa vacina precisa ser duas doses e não uma dose”, explicou a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin, considerando que a medida deve ser seguida o quanto antes por todos os Países que utilizam a vacina da Janssen. (Com informações do Jornal Nacional/Grupo Globo. CONFIRA)