BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 05 de outubro de 2023

 

Começa a funcionar, neste mês, em Garanhuns, o Serviço Ambulatorial de Inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU’s). A iniciativa, implantada pelo Hospital Regional Dom Moura (HRDM), visa beneficiar as mulheres de todos os Municípios do Agreste Meridional.

 

 

Durante o mês de outubro, período da campanha Outubro Rosa, o serviço atenderá em demanda espontânea, todas as terças-feiras do mês, o quantitativo de 10 mulheres. A partir de novembro, o ambulatório passa a funcionar por meio da regulação da V Gerência Regional de Saúde (Geres). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo contato (87) 3761-8117.

 

 

A abertura do serviço ambulatorial ginecológico terá impacto direto no atendimento de saúde da população feminina da região de abrangência do Hospital, que alcança mais de 20 Municípios, e que busca uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez.

 

 

“A procura tem sido crescente, desde que iniciamos os mutirões de inserção, ainda em março deste ano. É uma demanda de saúde da atualidade e que interessa diversas mulheres, de várias idades. Nossa proposta foi trazer o ambulatório como um serviço fixo da nossa unidade, potencializando o atendimento rotineiro de maneira geral”, explica a diretora do HRDM, Jaqueline Calado.

 

Desde o mês de março deste ano, quando foi criado o programa Cuida PE, com o intuito de acelerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos em especialidades diversas no Estado, o Hospital Regional Dom Moura já beneficiou, até agosto passado, mais de 100 mulheres com a inserção do DIU. Os atendimentos foram realizados em formato de mutirões, coordenados pela médica ginecologista Luciana Santos, e executados por uma equipe multiprofissional da Maternidade da unidade, incluindo técnicos, auxiliares, enfermeiros e médicos ginecologistas.

 

 

EFICÁCIA DO DIU – A inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) é considerada um procedimento de grande eficácia na prevenção da gravidez. Ele é um método seguro e eficaz, que não interfere na saúde da mulher. Além disso, o DIU é uma alternativa reversível, caso a mulher opte por engravidar em outro momento. Antes da colocação, o Ginecologista faz uma avaliação do histórico médico da paciente, realiza exames que verificam as condições clínicas e físicas, depois realiza a inserção, que normalmente dura cerca de 15 minutos – não sendo necessária a internação posteriormente.

 

 

DIU HORMONAL – De forma inédita em Garanhuns, o ambulatório também contará, além do DIU de material em cobre, com a inserção de DIU’s hormonais, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Os ginecologistas do serviço vão selecionar, cotidianamente, mulheres que necessitem de tratamentos especializados, como em casos de endometriose, hipermenorragia ou miomas, para serem beneficiadas pelo DIU hormonal – possibilitando, além do método contraceptivo, o tratamento de seu problema de saúde. (Com informações da assessoria SES/HRDM)