A Horta Comunitária: ‘Semeando o Futuro, Cultivando a Esperança e Colhendo a Liberdade’, oficina que acontece no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Garanhuns, órgão ligado a Funase, conquistou o segundo lugar no XIV Concurso Escolar de Educação Ambiental, promovido pela Prefeitura de Garanhuns, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA). A iniciativa concorreu na categoria de projetos de Ação Continuada.
Trata-se de uma iniciativa da Case/Funase/Garanhuns e da Escola Estadual Dom Juvêncio de Brito (escola certificadora, que possui um anexo funcionando dentro do Case Garanhuns), que consiste no plantio e cultivo de hortaliças, como: alface roxa e crespa verde; coentro, couve e acelga. Os socioeducandos da Unidade, com o apoio de Professores da Escola e de Servidores da Funase são responsáveis pelo cultivo das hortaliças.
Toda a produção é doada e beneficia os moradores vizinhos da Unidade, localizada na Boa Vista. Os alimentos também são doados ao projeto social da 1ª Igreja Batista de Garanhuns, que realiza a distribuição de porções de sopas semanalmente, bem como aos abrigos Abraçar II e São Vicente de Paulo, além do Hospital Infantil Palmira Sales. O Projeto já está no segundo ano.
PREMIAÇÃO – A premiação do Concurso Escolar de Educação Ambiental foi marcada pelas presenças do diretor da Escola Dom Juvêncio de Brito, Aldemir Vilela; do coordenador Pedagógico da Escola no CASE/CENIP, Paulo Albuquerque e do professor Samuel Montarroyos, que atua diretamente com os socioeducandos na Oficina. A iniciativa conta com o apoio da diretora do CASE/CENIP/FUNASE, Paula Cibelli. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br )