BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
O Governo Federal envia até amanhã, dia 22, mensagens
para os celulares de 1,2 milhão de pessoas solicitando a devolução de valores
do auxílio emergencial recebidos de forma irregular, informou o Ministério da
Cidadania.
Os beneficiários contatados por SMS já tiveram os pagamentos cancelados. A
mensagem enviada a esse público, além de cobrar o dinheiro de volta, também
orienta sobre a possibilidade de o cidadão contestar a suposta irregularidade e
a consequente interrupção dos pagamentos. Os créditos, alvo da cobrança do Governo,
foram considerados indevidos porque, durante o período de pagamento do auxílio emergencial,
os contemplados passaram a receber um segundo benefício do Governo, como
aposentadoria, seguro-desemprego ou entraram no Programa Emergencial de
Manutenção do Emprego e da Renda, de acordo com averiguações realizadas pela
CGU (Controladoria Geral da União) e pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Em alguns casos, os Órgãos Controladores também identificaram que os
beneficiários conseguiram um emprego ou possuíam renda, valores ou bens
incompatíveis com o recebimento do auxílio. Todos aqueles que receberem a
mensagem de texto poderão contestar a informação através do site da Dataprev. O
período para contestação termina no próximo dia 31 de dezembro. Após este
prazo, não será possível contestar, apenas proceder com a devolução do recurso
recebido.
MENSAGEM DO GOVERNO E
DEVOLUÇÃO –
A mensagem que o Governo envia para cobrar a
devolução do auxílio deve conter o CPF do beneficiário e o link do site do
Ministério da Cidadania. Além disso, o texto é enviado pelo número 28041.
Qualquer mensagem enviada de outro número para cobrar a devolução do auxílio
deve ser ignorada.
Para devolver o auxílio emergencial, o beneficiário deve acessar o site:
devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br e
inserir o CPF. Depois de preenchidas as informações, será emitida uma GRU (Guia
de Recolhimento da União), com a qual o cidadão poderá fazer o pagamento nos
canais de atendimento do Banco do Brasil, como a internet e os terminais de
autoatendimento, além dos guichês de caixa das agências.
(Com informações da
Folha de Pernambuco. CONFIRA)
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