O Projeto de Lei nº 029/2023, que tramita na Câmara de Garanhuns e que dispõe sobre a organização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e que vem sendo classificado como a “Privatização do Evento”, por oposicionistas do Governo de Garanhuns, fez com que o Governo do Estado quebrasse o silêncio em relação as movimentações do Prefeito Sivaldo Albino (PSB), no processo de Municipalização do Evento.
É que desde que Albino ‘peitou’ a governadora Raquel Lyra e todo o Poder que o Governo Estadual representa, e anunciou, em julho passado, que o FIG seria municipalizado, nenhum membro do Estado, nem seus interlocutores, a exemplo do deputado Estadual Izaías Régis (PSDB), entre outros, se pronunciou sobre o assunto. Régis sequer esteve presente na Audiência Pública sobre o FIG promovida na última semana pela ALEPE (relembre clicando AQUI e AQUI).
“Um dos artigos (do Projeto de Lei nº 029/2023) dispõe que o Município pode, se quiser, terceirizar a gestão do Festival, o que está sendo visto como uma privatização”, publicou a jornalista, Ex-deputada Estadual e ex-secretária Estadual, Terezinha Nunes, em seu Blog.
Após a publicação de Terezinha, o secretário Estadual de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, quebrou o silêncio e registrou que o Prefeito de Garanhuns quer transformar o FIG “em um Recifolia”. Ele também deixou claro que Sivaldo representa um grupo de produtores de eventos ligados ao PSB e que deseja lucrar com o Evento. Confira a nota enviada por Daniel Coelho ao Blog Dellas.
“Muito preocupa a intenção do Prefeito de Garanhuns em privatizar o FIG. O FIG é um Festival público e cultural. Não pode ser uma festa com cordão isolamento para separar os ricos dos trabalhadores. É inaceitável que um Festival pago com dinheiro público, venda ingresso como se a grade fosse paga pelo privado. Fazer evento privado, com dinheiro público, é algo inaceitável. O tempo disso acabou, o povo pernambucano quer um FIG público e gratuito. Não tem essa de Cidadão de segunda classe, que fica atrás, enquanto os ricos ficam próximos ao palco, protegidos por seguranças. Uma panela de produtores de eventos, ligados ao PSB, estão querendo fazer do FIG um novo Recifolia. CORDÃO DE ISOLAMENTO NÃO!”, registou Daniel Coelho, em nota publicada no Blog assinado por Terezinha Nunes.
O Blog do Carlos Eugênio buscou ouvir o Prefeito Sivaldo Albino sobre as declarações de Daniel Coelho, mas não obtivemos êxito. Seguimos a disposição para registrar a posição do Governante Garanhuense.
APROVAÇÃO É DADA COMO CERTA – O Projeto de Lei nº 029/2023 será votado em regime de urgência urgentíssima pela Câmara de Garanhuns nessa quarta-feira, dia 27. A aprovação do texto já é dada como certa nos corredores da Casa Raimundo de Moraes, uma vez que Sivaldo conta com 12 dos 17 Vereadores em sua base aliada. Também é cogitada a possibilidade da quebra do interstício legislativo, possibilitando a realização de duas reuniões seguidas nessa quarta e a aprovação em dois turnos da matéria. Para conferir o PL nº 029/2023 na íntegra clique AQUI. (@blogcarloseugenio)