Estudantes da rede estadual de ensino vão ter a oportunidade de realizarem gratuitamente cursos de formação profissional através do programa Trilhatec, lançado pela governadora Raquel Lyra, no CESAR, no Recife, nessa quinta-feira, dia 8.
Com um valor de investimento de mais de R$ 29 milhões, o Governo de Pernambuco começa a disponibilizar 35 mil vagas em cursos de aperfeiçoamento, iniciação profissional ou de qualificação, de forma a contribuir para a melhoria do atendimento às demandas do mundo do trabalho. O Trilhatec irá contemplar estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cursos presenciais e à distância, em todas as regiões do Estado.
Os cursos serão realizados em parcerias com instituições público-privadas, disponíveis em vários Municípios. Os interessados já podem se inscrever, gratuitamente, em um dos 49 cursos ofertados, pelo site: https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/ . A oferta dos cursos será no formato de trilhas de conhecimento para os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou na EJA.
Entre os cursos ofertados estão: manutenção básica de celular; operador de computador com ênfase em desenvolvimento de sistemas; eletricista predial; assistente de logística; apicultura; cabeleireiro assistente; barbeiro e de operador de processos logísticos industriais, entre outros.
As aulas serão coordenadas por reconhecidas instituições de ensino e desenvolvimento profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Pernambuco (SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Pernambuco (SENAC), o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA). (@blogcarloseugenio, com imagens de Hesíodo Góes/SECOM)