O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, nomeou 138 novos médicos e abriu 22 leitos para a assistência de adultos na última semana.
Ao todo, segundo o Governo Raquel Lyra, neste ano foram nomeados para a saúde 346 profissionais, sendo 240 médicos;104 assistentes de saúde e 2 analistas em saúde. Além disso, novos 30 médicos foram nomeados no Hemope e outros 45 na Universidade de Pernambuco (UPE). Já, com o objetivo de reforçar a rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), foram abertos 318 novos leitos neste ano em Pernambuco.
MÉDICOS – Os 138 médicos de especialidades diversas vão reforçar – entre os quais, 40 anestesistas – a rede de saúde pública e garantir a adequada assistência à população pernambucana. O ato da governadora Raquel Lyra foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira, dia 29.
Ao todo foram contempladas 11 especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, oncologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, radiologia, tocoginecologia, traumatologia e clínica geral. Na distribuição dos profissionais, a I Geres, por englobar a Região Metropolitana – com o maior grupo populacional do Estado -, recebeu o maior quantitativo de concursados, de acordo com a distribuição informada no edital do concurso. Também vão ter quadros de saúde fortalecidos as II, IV, V, VII, XI e XII Geres.
NOVOS LEITOS – Os novos leitos estão distribuídos da seguinte forma: dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Jesus Pequenino (HJP), em Bezerros, e outros 12 leitos de retaguarda de vascular no Hospital Geral de Areias (HGA), Zona Oeste do Recife.
“Esses 22 leitos se juntam a quase trezentos novos leitos abertos desde o início do ano e representam o esforço diário da gestão de ampliar e qualificar o atendimento à saúde de quem mais precisa. Os leitos de retaguarda abertos em Bezerros e no Recife buscam atender ao nosso esforço de reduzir os impactos nos grandes hospitais”, afirmou a governadora em exercício, Priscila Krause”. (@blogcarloseugenio, com imagens de Maíra Arrais/SES e Américo Nunes)
Clique em player para conferir.