O mestre do Reisado, Luiz Gonzaga de Lima, mais conhecido como Gonzaga de Garanhuns, recebeu na última semana o título de Notório Saber em Cultura Popular, concedido pela Universidade de Pernambuco (UPE). A entrega foi realizada para 25 mestres de diferentes áreas de expressão, como música, dança e teatro. A cerimônia aconteceu na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, em Recife.
Gonzaga de Garanhuns foi reconhecido pela trajetória na Poesia Popular. O novo título reconhece os mestres e mestras da cultura popular numa perspectiva acadêmica e profissional. A escolha dos homenageados foi feita a partir de um edital lançado em fevereiro do ano passado.
O Mestre do Reisado, que atua há mais de 60 anos, também como escritor e cordelista, foi eleito em 2018 Patrimônio Vivo de Pernambuco. O Título foi conferido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). “Estou muito contente por levar as belezas que Garanhuns tem. Agora são dois títulos importantes que tenho na minha vida: título de Patrimônio Vivo e Notório Saber”, expressou Gonzaga de Garanhuns.
VOTO DE APLAUSOS – E numa inciativa da vereadora Nelma Carvalho (PTB) o mestre Gonzaga de Garanhuns foi agraciado com um Voto de Aplausos pela Câmara de Garanhuns. “Trata-se de um patrimônio vivo da nossa cultura. Seu Gonzaga merece todas as homenagens possíveis, por tudo que fez e faz pela cultura pernambucana e em especial do nosso Município”, reconheceu a vereadora Nelma Carvalho. (Com informações da SECOM/PMG e imagem de PH Reinaux Fundarpe / Secult PE)