BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sábado, 24 de abril de 2021

Cidadãos atendidos no Posto de
Coleta para diagnóstico da COVID-19, mantido pela Secretaria de Saúde de Garanhuns,
enviaram reclamações ao Blog relacionadas ao “pequeno efetivo de servidores” e
as consequentes a “aglomerações” naquela Unidade Municipal.  

“Não tem funcionários suficientes
para nos atender e principalmente para organizar a quantidade de pessoas que entram
e saem. Em alguns momentos fica apenas um atendente para entregar resultados e
anotar os atendimentos”, registrou uma Cidadã via Whatsapp, pedindo reserva da identidade. 

Acionada, a Secretaria de
Saúde de Garanhuns esclareceu que são realizados, regularmente, em média 60
testes por dia, sejam eles resultado de agendamentos ou demanda espontânea,
mediante apresentação de requisição médica. “Em decorrência da progressão nos
índices de contágio pelo Coronavírus, também houve um crescimento expressivo no
número de pacientes que procuraram o serviço nas últimas semanas. A Secretaria
de Saúde informa que já está adotando as ações necessárias para adequação do
serviço, com o intuito de melhor acomodar a população, levando em consideração
o atual cenário da Pandemia”, registrou a Saúde Municipal.

Ainda segundo a Secretaria, o
Posto de Coleta que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, na avenida
David Jorge Rodrigues, no bairro Heliópolis, vem sendo abastecido regularmente
com testes do tipo sorológico, SWAB rápido e RT-PCR e que “as amostras de
material biológico coletadas para realização do RT-PCR são encaminhadas para o
Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), sendo o prazo estipulado para
emissão dos resultados de cinco a oito dias. Os demais resultados são emitidos
em até 24 horas”, registrou a Secretaria em Nota distribuída à Imprensa. Confira
a Nota na Integra clicando AQUI.

QUER SABER MAIS SOBRE O CARTÃO DE TODOS? CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR O SEU CARTÃO!

 

“NOTA – SECRETARIA DE SAÚDE DE GARANHUNS 

A Secretaria de Saúde de Garanhuns vem por meio de nota
esclarecer sobre o fluxo de atendimento dos pacientes no Posto de Coleta,
localizado na avenida David Jorge Rodrigues, bairro Heliópolis. O local realiza
os testes para diagnóstico da Covid-19, de segunda a sexta-feira, 08h às
14h. 
 

Para o posto de coleta são encaminhados pacientes que
passaram por avaliação médica prévia, e deverão realizar a testagem para confirmação
ou descarte da Covid-19. O serviço dispõe de testes do tipo sorológico, SWAB
rápido e RT-PCR.
 

Regularmente, são realizados em média 60 testes por dia,
sejam eles resultado de agendamentos ou demanda espontânea, mediante
apresentação de requisição médica. Em decorrência da progressão nos índices de
contágio pelo Coronavírus, também houve um crescimento expressivo no número de
pacientes que procuraram o serviço nas últimas semanas. A Secretaria de Saúde
informa que já está adotando as ações necessárias para adequação do serviço,
com o intuito de melhor acomodar a população, levando em consideração o atual
cenário da pandemia.
 

Sobre o atraso na entrega dos resultados, a Secretaria
ressalta que as amostras de material biológico coletadas para realização do
RT-PCR são encaminhadas para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE),
sendo o prazo estipulado para emissão dos resultados de cinco a oito dias. Os
demais resultados são emitidos em até 24 horas.
 

Por fim, a pasta informa que a unidade é abastecida
regularmente com os três tipos de testes com o intuito de garantir o
diagnóstico da COVID-19, para que sejam identificados e isolados os casos
confirmados da doença”.