BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 08 de agosto de 2024

 

Garanhuns registrou na última semana o primeiro caso de Febre Oropouche. Com sintomas semelhantes aos da Dengue, trata-se de uma doença não contagiosa, que é transmitida por meio da picada do mosquito Maruim ou de Pernilongo.

 

Segundo o Portal G1, do Grupo Globo, nessa sexta-feira, dia 2, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de morte fetal decorrente da Febre Oropouche, que foi registrado em Rio Formoso. Era uma Criança, em formação, de 30 semanas, cuja Mãe, de 28 anos, teria adquirido a doença na zona da mata sul de Pernambuco. Diante disso há que se redobrar os cuidados, principalmente as gestantes. Recentemente foi registrado o primeiro óbito fetal do país aqui em Pernambuco, decorrente da febre oropouche.

 

 

Diante disso há que se redobrar os cuidados, principalmente as gestantes. Recentemente foi registrado o primeiro óbito fetal do país aqui em Pernambuco, decorrente da febre oropouche. Em nota, o Governo de Garanhuns, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou a notificação. “O Paciente está bem e não apresenta sintomas”, garantiu a Pasta.

 

 

SINTOMAS – Dentre os sintomas da Febre Oropouche estão a febre que inicia subitamente; manchas no corpo; dor de cabeça e atrás dos olhos; tontura; calafrios e náuseas. “Ao apresentar os sintomas, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima”, recomenda a Saúde Municipal.

 

PREVENÇÃO – A prevenção contra a Febre Oropouche se dá de forma semelhante a dengue, com medidas como uso de repelentes; roupas de mangas compridas; telas em janelas; inseticidas; limpeza dos quintais e caixas d’água, além de evitar o acúmulo de água parada.  (@blogcarloseugenio)