BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 23 de janeiro de 2022

 

Garanhuns fechou a semana com o registro de 752 casos positivos de COVID-19 e 115 recuperados da doença. Outras 204 pessoas estão em monitoramento para confirmação ou não do contágio pelo Coronavírus e suas variantes. Ainda segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.917 testes foram realizados no período de 16 a 22 deste mês e 6.312 doses de vacinas contra a doença foram aplicadas, sendo a grande maioria, 5.059, referentes a dose de reforço.  

 

 

LEITOS – A boa notícia é que o aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principal característica dos casos graves de COVID-19, não vem se refletindo na ocupação dos leitos. Neste domingo, dia 23, segundo informações repassadas pelos Hospitais a Promotoria local, dos 30 leitos de UTI para pacientes com SRAG, 20 estão ocupados, sendo 6 no Hospital Regional Dom Moura (HRDM) e 14 no Hospital Perpétuo Socorro. Desses, 4 estão ocupados com pacientes de Garanhuns. Já dos 10 leitos clínicos instalados no Dom Moura para pacientes com SRAG, três estão ocupados, com pacientes de Garanhuns (85 anos); Jupi (76 anos) e de Palmeirina (66 anos).  Cinco crianças estão internadas no Setor Pediátrico SRAG do HRDM. Eles têm idades entre 2 meses e 5 anos e são oriundas das cidades de Garanhuns (3); São João e de Caetés.

 

 

REFORÇO NO ATENDIMENTO – Para reforçar o atendimento de cidadãos com sintomas gripais, a Prefeitura de Garanhuns resolveu ampliar o horário de funcionamento do Centro de Atendimento e Testagem para Enfrentamento à COVID-19. A partir de amanhã, dia 24, o serviço estará disponível de segunda a sexta, das 8 às 20h; e aos sábados das 8 às 12h. O Centro fica localizado na avenida Gonçalves Maia, nº 398, no bairro Heliópolis. Apesar de receber apenas os pacientes sintomáticos e com requisição médica, a Unidade também conta com Atendimento Médico, que possibilita uma triagem dos casos. Se for verificada a indicação para testagem, o Médico de plantão poderá solicitar, e o paciente realizará o procedimento no Centro, mesmo que não apresente requisição médica.

 

 

A IMPORTÂNCIA DA VACINA – “A Ômicron (presente em 91,8% das amostras analisadas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE) entre os dias entre os dias 28/12/2021 e 13/01/2022 em Pernambuco) tem uma capacidade de transmissão muito superior às outras variantes, conseguindo contaminar de forma recorrente até mesmo as pessoas que já estão vacinadas. No entanto, não podemos esquecer que mesmo que a vacina não nos deixe livres da infecção, a doença em não vacinados tem um impacto muito pior”, alertou o secretário Estadual de Saúde, André Longo, em coletiva na última quinta-feira, dia 20. “O fato de não estar vacinado, ou só parcialmente vacinado, pode significar hospitalização e morte. Portanto, uma nova onda da COVID-19 terá seu tamanho e gravidade diretamente proporcional à cobertura vacinal completa que tivermos. Por isso, precisamos vacinar o maior quantitativo possível de pessoas, e rápido. Além disso, também é fundamental o respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados para minimizar a aceleração viral e evitar ainda mais pressão sobre a rede de saúde”, finalizou o Secretário. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações do MPPE, Secretaria Municipal de Saúde e JC Online).