O Governo de Garanhuns firmou
convênio com o Hospital Infantil Palmira Sales e atende a população do
Município, desde 2013, através de diversos procedimentos e em cerca de quinze
especialidades médicas. Só no ano passado, mais de 30 mil atendimentos foram realizados
pela Saúde Municipal naquela Unidade de Saúde.
De acordo com informações do
secretário Executivo de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson, a Prefeitura
oferece, no Hospital Infantil, atendimentos ambulatoriais (consultas) nas áreas
de Pediatria, Obstetrícia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Urologia,
Cardiologia, Ginecologia, Oftalmologia, Geriatria, Ortopedia, Pneumologia e
Fonoaudiologia. “Também disponibilizamos serviços com nutricionistas, além de exames
de Espirometria (medição da capacidade inspiratória e expiratória do indivíduo),
ultrassom e raios-X, bem como realizamos os testes do Pezinho e da Orelhinha
junto aos recém-nascidos”, pontua o Secretário Executivo, que revela: “só no ano
passado foram mais de 25 mil atendimentos no segmento ambulatorial, o que
garante uma média mensal de mais de 2.100 garanhuenses atendidos”, acrescenta
Harley.
Já os números dos procedimentos
hospitalares viabilizados graças ao convênio entre a Prefeitura e o Hospital
Infantil também chamam a atenção. “Tivemos mais de cinco mil procedimentos em
2015, dentre eles: cirúrgicos; clínicos, pediátricos; obstétricos; cesarianos e
de partos normais. Em média são realizados 141 partos cesarianos por mês no
Palmira Sales, assim como mais de 140 procedimentos cirúrgicos”, apresenta Davidson.
Para usufruir dos serviços
ofertados pelo Governo de Garanhuns através do Hospital Infantil Palmira Sales
todos os pacientes devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas
das suas casas. “Nas UBS eles serão atendidos e, dependendo do nível de
complexidade e de necessidade de cada caso, serão encaminhados para os
respectivos atendimentos. Um desses locais é o Hospital Palmira Sales, que após
a requisição do procedimento ser encaminhada pela Unidade de Saúde, será autorizada
pela Central de Regulação Municipal e devolvida a Unidade de Saúde para que o
paciente possa tomar conhecimento da data e horário do seu atendimento”, revela
o secretário Executivo de Saúde. Vale registrar que todo o procedimento é
realizado pelas equipes da Saúde Municipal e o paciente é informado da
marcação, através das equipes dos Postos de Saúde. (Com informações da Assessoria do PTB/Garanhuns e imagens SECOM/PMG)