BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 30 de outubro de 2024

 

O Prefeito Reeleito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) vem comemorando o fato de Garanhuns estar na liderança no quesito Qualificação do Servidor, no Indicador Fundionamento da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) no último dia 21 de agosto e não nesta semana como a Municipalidade vem registrando. 

 

 

Segundo o Estudo, Garanhuns possui os servidores mais qualificados do País, estando à frente de cidades como Maceió-AL; Londrina-PR; Fortaleza-CE; São Bernardo do Campo-SP e Campina Grande-PB, que estão no Top 10 do ranking que apresenta dados de 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.

 

 

“O resultado confirma a excelência da Gestão Municipal, desde o recrutamento à oferta de serviços para a população, com servidores capacitados, comprometidos e alinhados com o projeto de desenvolvimento socioeconômico municipal, garantindo serviços humanizados e atraindo investimentos geradores de emprego e renda”, avaliou o Prefeito Sivaldo Albino.

 

 

OUTROS INDICADORES – O Ranking de Competitividade dos Municípios 2024 também trouxe números referentes a outros indicadores e revelou tanto os potenciais, quanto os desafios de Garanhuns.

 

 

No Aspecto Geral, reunindo indicadores como Economia, Meio Ambiente; Qualidade da Saúde; Saneamento; Segurança; Capital Humano; Funcionamento da Máquina Pública; Telecomunicações; Acesso a Saúde; Qualidade da Educação; Acesso à Educação e Sustentabilidade Fiscal, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, Garanhuns perdeu 36 posições e caiu da 195ª, obtida em 2023, para a 231ª posição neste ano.

 

Apesar da queda, o Município segue na terceira posição em Pernambuco, estando atrás apenas do Recife e de Caruaru, ambas que também apresentaram queda no Ranking. No Nordeste, Garanhuns, que estava na 8ª colocação, em 2023, caiu para a 12ª posição neste ano.

 

 

ECONOMIA – De acordo com o Ranking de Competitividade, a Economia de Garanhuns caiu 12 posições em um ano e agora é 176º, dentre os 410 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O Estudo do CLP elencou a Inserção Econômica (Crescimento dos Empregos Formais e Formalidade no Mercado de Trabalho), como um dos desafios do Município, já que no Ranking, Garanhuns caiu 85 posições e agora está na posição 376º, à frente apenas de 34 dos 410 Municípios ranqueados.

 

Outros aspectos, como o Meio Ambiente, que coloca Garanhuns na 358º posição; a Qualidade da Saúde, na 329º colocação; o Saneamento na 326º colocação e a Segurança na colocação 301, são apontados pelo Ranking de Competitividade como alguns dos desafios do Município. CONFIRA QUE NÃO É FAKE NEWS AQUI.

 

 

POTENCIAIS DO MUNICÍPIO – Já o outro lado da moeda apresenta Garanhuns como destaque no Capital Humano (24ª); Funcionamento da Máquina Pública (44ª); Telecomunicações (95º); Acesso a Saúde (98º); Qualidade da Educação (191º); Acesso à Educação (201º) e Sustentabilidade Fiscal (243º), dentre as 410 posições do Ranking. Para conferir todas as informações sobre Ranking de Competitividade dos Municípios clique AQUI.

 

 

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall. O levantamento apresenta os resultados detalhados dos 410 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O Ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras. (@blogcarloseugenio)