Faltando menos de seis meses para encerrar o Governo, a Prefeitura de Garanhuns lançou nessa terça-feira, dia 2, o programa Medicamento em Casa. A partir de agora, segundo a Gestão, pacientes do SUS receberão as medicações em seus domicílios, “proporcionando um maior acompanhamento e adesão ao tratamento”.
Para implantação da Ação, segundo a Secretaria de Saúde, foram investidos cerca de R$ 120 mil. “A Secretaria de Saúde vai ofertar a entrega para pacientes idosos acima de 60 anos que sejam insulinodependentes, acamados e com condições especiais, doenças crônicas, estáveis e controlados clinicamente”. Além da entrega das medicações, o programa Medicamento em Casa também vai oferecer assistência farmacêutica em domicílio aos pacientes.
O encaminhamento será realizado a partir do atendimento do paciente na Unidade Básica de Saúde, na qual serão cadastrados os usuários que se encaixam nos grupos atendidos. “Para ser elegível, o paciente deve utilizar medicamento de uso contínuo inserido na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Fora deste requisito, medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos não serão incluídos”, esclarece a Secretaria de Saúde. A base do Programa funciona no Centro de Especialidades Médicas Luís Lessa, a antiga UPA Covid, na Cohab 2. (@blogcarloseugenio, com imagens de Vinicius Vilela/PMG)