Em Garanhuns, as gestantes e puérperas (mulheres com bebê até 45 dias a partir do parto) já podem tomar a dose de reforço com a nova vacina bivalente contra a COVID-19. O novo grupo deve ir até o ponto de vacinação localizado no Parque Euclides Dourado, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h.
No dia da vacinação, será necessário apresentar os documentos que comprovem a gestação ou puerpério. Por meio do cartão de gestante, ou Certidão de Nascimento/Declaração de Nascido Vivo (DN) — para as puérperas. Além disso, é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de que está com o ciclo vacinal completo, que pode ser o cartão de vacinação ou o Certificado Digital de Vacinação.
A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavírus, além da variante Ômicron e suas demais subvariantes. Para a nova aplicação, todos devem ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina contra a Covid-19, com a última aplicação há pelo menos quatro meses.
Os grupos anteriores como: pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos seguem recebendo as doses. Pessoas em instituições de longa permanência e quilombolas serão vacinados in loco. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com imagem de Hilton Marques/PMG)