BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

 

O Portal Brasil 61 trouxe a informação que a população de Garanhuns, Jucati, Terezinha, Iati precisa ficar alerta contra o mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika, o Aedes Aegypti. É que segundo o Portal de Notícias, que tem abrangência nacional, as quatro Cidades têm registrado, nos últimos anos, índices altos de infestação predial, de acordo com a série histórica do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, o LIRAa (relembre clicando AQUI).  

 

Diante da notícia, a Secretaria de Saúde de Garanhuns buscou tranquilizar a população e garantiu que “atualmente, o município de Garanhuns encontra-se dentro dos parâmetros satisfatórios para infestação predial do mosquito Aedes aegypti”, levando-se em consideração a tabela classificatória do manual do Ministério da Saúde para Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. 

 

“Considerando o último levantamento realizado, Garanhuns apresenta um índice geral de 0,2%. A partir dos dados do sexto ciclo do LIRAa, que compreende o mês de novembro, também é possível constatar localidades que apresentaram um aumento em relação ao último ciclo, como a comunidade Bela Vista, no bairro Dom Helder Câmara (Cohab III), que apresentou 1,3% de infestação; e bairro São José, com 0,8%”, complementou a Secretaria de Saúde de Garanhuns, alertando que “embora o LIRAa seja utilizado para mensurar o nível de larvas do mosquito, este levantamento não reflete diretamente o número de vetores potenciais da dengue, chikungunya e zika”.

 

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal de Garanhuns, ao longo deste ano, foram registradas mais de 300 notificações de arboviroses no Município, e deste total, quatro casos foram confirmados para Dengue, e outros oito casos para Chikungunya. Não houveram registros de Zika em Garanhuns.  

 

“A pasta ressalta que segue realizando ações de prevenção contínuas de arboviroses. Com a equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) tem percorrido espaços públicos com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de promover a inspeção em pontos estratégicos e realizar o trabalho orientação junto à população”, finalizou a Secretaria de Saúde de Garanhuns. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Garanhuns)