Subiu para 157 o número de casos notificados de varíola dos macacos (monkeypox) em Pernambuco. O Boletim mais recente foi divulgado nessa segunda-feira, dia 15, pelo Governo do Estado. Desse total, 132 registros ainda estão em investigação, sendo dois deles no Agreste Meridional: um em Garanhuns e outro em São João.
Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Estado tem, agora, 15 confirmações da doença, sendo 10 em Recife; 3 em Jaboatão dos Guararapes; um em Paulista e um em Petrolina.
SÃO JOÃO SE PRONUNCIA – Sobre o caso suspeito, a Secretaria de Saúde de São João emitiu uma Nota de Esclarecimento. Segundo a Pasta “todas as medias sanitárias foram adotadas criteriosamente”, após o registro do primeiro caso suspeito de infecção pelo vírus Varíola Símia (Monkeypox Virus). Ainda segundo o Governo de São João, o “paciente segue em isolamento domiciliar e está sendo monitorado pela equipe de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do Município. As amostras do teste foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN/PE) e a Secretaria de Saúde segue aguardando o resultado”.
GARANHUNS – Em contato com a Secretaria de Saúde de Garanhuns, o Blog do Carlos Eugênio apurou que “foram adotados todos os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde, inclusive o isolamento do paciente. Também foram realizados os testes necessários, até o momento houve a confirmação do paciente para rubéola. A Secretaria segue aguardando o resultado dos demais exames coletados. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações do G1. CONFIRA)