O Instituto de Longevidade (IDL), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, trouxe o Ranking das Melhores Cidades para se ‘Envelhecer Bem no Brasil’ e Garanhuns está entre as melhores do Nordeste no quesito qualidade de vida para os Idosos. Segundo o Censo 2022, divulgado pelo IBGE, 13,88% dos 142.506 habitantes de Garanhuns são idosos com idades a partir dos 60 anos.
De acordo com o e Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, divulgado pelo IDL, Garanhuns figura na 6ª posição na região Nordeste, ficando atrás do Recife (1º); Ilhéus-BA (2º); Aracaju-SE (3º); Patos-PB (4º) e Natal-RN (5º). Em termos de Capacidade de Consumo dos Aposentados, Garanhuns está na 46º colocação no Ranking Nacional; em 24º no segmento de Segurança Financeira; 74º em questão aos Estabelecimentos de Saúde e relacionada a Carga Tributária relacionada aos Idosos.
Os números foram comemorados pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB), que ressaltou, em grupos do WhatsApp, que os números do IDL representam “mais um indicativo da melhora da qualidade de vida em Garanhuns”, destacou.
O ESTUDO – A Pesquisa avaliou 876 Municípios com mais de 100 mil habitantes, considerando aspectos como saúde; impacto socioambiental e economia, bem como oportunidades de lazer, convivência, aprendizado e participação social. O IDL avaliou variáveis como a mortalidade por causas não naturais; leitos hospitalares e cobertura vacinal, entre outros. (@blogcarloseugenio)