BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023

 

Garanhuns comemora nesse sábado, dia 4, as comemorações dos 144 anos de elevação a categoria de Cidade. Para marcar a data, que é Feriado Municipal, mas que terá o Comércio funcionando normalmente, a Prefeitura de Garanhuns e a Câmara de Vereadores promoverão atividades.

 

 

A programação terá início às 8h com o hasteamento das Bandeiras e o Corte do Bolo de Aniversário defronte ao Palácio Celso Galvão. O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) aproveitará a data para proceder a assinatura das ordens de serviço das obras de reforma da Avenida Santo Antônio (etapas 2 e 3) e da conclusão das obras da Creche da Cohab 2, bem como dos serviços que garantirão a instalação do CAPS Infantil. Já a partir das 10h acontece a inauguração das obras de reforma do Mercado de Farinha.

 

 

A programação terá sequência à noite, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Garanhuns, que promoverá uma sessão solene e homenageará, com a entrega de comendas, o Bispo Diocesano, Dom Paulo Jackson; o jornalista Aldo Vilela; o sócio-fundador da Tv Asa Branca, Vicente Jorge e o Prefeito Sivaldo Albino. A programação também será marcada por uma reunião da Academia dos Amigos de Garanhuns (AMIGA), que acontecerá, a partir das 20h, no Restaurante Chez Pascal.

 

 

DIA DE GARANHUNS OU ANIVERSÁRIO DA CIDADE? – Entre os anos de 2014 e 2021, o feriado do aniversário de Garanhuns, que voltou a ser comemorado em 4 de fevereiro desde o ano passado, foi extinto, sendo instituído pela Câmara de Garanhuns, o dia 10 de março, como o Dia de Garanhuns. 

 

 

A Ação de mudança teve como base estudos do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, que defendeu, com a apresentação de documentos históricos, a tese de que o Município ao ser elevado à categoria de Vila, em 10 de março de 1811, ganhou toda uma organização e estrutura política, jurídica e econômica, com a Câmara de Vereadores, a Comarca e a Cadeia, instituições que caracterizam a condição de Cidade. A decisão foi fundamentada na Resolução Municipal nº 144, do então Prefeito Luiz da Silva Guerra, de 9 de setembro de 1950, e a Carta Régia do Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, de 10 de março de 1811. Até então, a povoação de Garanhuns pertencia ao município de Penedo, que, na época, integrava o Estado de Pernambuco. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)