Garanhuns e mais 622 municípios brasileiros já poderão instalar a infraestrutura para instalação do espectro da faixa de 3,5 GHz, popularmente conhecida como 5G, a partir da próxima segunda, dia 4. A liberação foi feita pelo Ministério das Comunicações, após parecer do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).
Com a decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades contempladas. Em Pernambuco, além de Garanhuns, as cidades de Carpina e de Santa Cruz do Capibaribe compõem a lista dos Municípios que receberam a autorização do Ministério das Comunicações.
IMPLANTAÇÃO – A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, já que de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nas Cidades depende do planejamento e interesse das Operadoras. (@blogcarloseugenio, com informações do da CNM e do portal V&C Garanhuns)