BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 15 de julho de 2013


Os investimentos no Festival
de Inverno de Garanhuns têm trazido bons retornos para a economia local. Dos
351 donos de estabelecimentos entrevistados, entre setores de comércio e
serviços, 42,4% esperam obter, durante a festa, um faturamento maior em 2013 em
relação ao ano passado. No entanto, a expectativa de crescimento no setor de
serviços é de 17%, enquanto no varejo esse percentual de aumento é de 4,3%. A
pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio-PE.

De acordo com o consultor da CEPLAN,
Fábio Oliveira, que coordenou o estudo, o FIG possui características que
favorecem mais as atividades de serviços do que as de comércio, em especial o
segmento de bares, lanchonetes, restaurantes e a rede hoteleira. “Apesar disso,
considero um número bom à expectativa de crescimento do comércio, porque não é
a atividade principal do evento. As pessoas vão para utilizar os serviços. Ou
seja, é o perfil da demanda que determina o crescimento do setor de serviços”.

Oliveira destaca também a
importância do FIG em relação à receita anual da cidade. “O FIG é uma festa
muito importante para Garanhuns. Isso se comprova no faturamento do Festival,
que corresponde a 14,4% dos ganhos anuais dos estabelecimentos consultados”,
detalha o consultor da CEPLAN.

Se for analisado apenas o
segmento de serviços, o faturamento no FIG corresponde a 31,2% dos ganhos
anuais do setor. Os turistas participam com 26,8% do crescimento do FIG e
chegam a contribuir com 67,3% da receita de setores como bares, restaurantes e
hotéis.


A expectativa de faturamento gera, também, um
número maior de pessoas contratadas para o Festival, apesar de ser um dado
ainda tímido, de acordo com a pesquisa. A previsão anunciada é de que 12,5% das
empresas comerciais contratem 79 pessoas, o que dá uma média de 2,1
trabalhadores por estabelecimento. No setor de serviços, no entanto, 63,8% dos
estabelecimentos pretendem contratar 162 pessoas, uma média de 5,4 pessoas por
empresa. Bares, restaurantes e lanchonetes correspondem a 50,2% das
contratações. (Com informações do JC).


EDUARDO E MARCELO
JUNTOS – E depois de muita polêmica, enfim, o bom-senso reinou. O
jornalista e radialista Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal, vai apresentar o
palco principal do Festival de Inverno ao lado do publicitário Marcelo Jorge. 

O Blog confirmou a informação junto ao Jornalista nesta
manhã. A decisão também sela a paz entre a Prefeitura e Governo do Estado, já
que cada entidade terá o seu indicado no principal palco do Festival.

Eduardo já apresentou grandes eventos, a exemplo dos
Festivais de Música e Arte e da Jovem Guarda e o Garanhuns Jazz Festival. Já Marcelo figurou no palco
principal do FIG em 20 oportunidades das 22 edições já realizadas.