BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 14 de janeiro de 2025

 

A Compesa divulgou comunicado informando que a falta de energia elétrica provocou, na manhã desta terça-feira, dia 14, a suspensão do abastecimento de água das cidades de Garanhuns; Jucati; Angelim; Caetés e São João.

 

Ainda segundo a Compesa, a Neoenergia restabeleceu a energia nesta tarde, “mas o serviço está apresentando oscilações, o que impede o funcionamento das estações elevatórias (sistema de bombeamento), mesmo com o retorno da energia”. A Compesa esclareceu que “precisará da estabilização da rede elétrica para que o sistema de abastecimento tenha condições de operação”.

 

“Após o retorno da operação do sistema de abastecimento, será iniciado o processo de regularização da distribuição, que precisa ocorrer de forma gradual e de acordo com o calendário de abastecimento de cada Município. Em média, é necessário um período de 24 horas para que a rede de distribuição alcance as pressões adequadas”, complementou a Compesa.

 

ACUMULAÇÃO DE ÁGUA NAS BARRAGENS – Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), com as recentes chuvas as barragens que compõem o Sistema Integrado Garanhuns, composto pelas barragens do Cajueiro; de Inhumas e de Mundaú (Açude Novo), apresentam os seguintes percentuais de acumulação de água: Cajueiro (97,15%, com a última medição sendo realizada nesse domingo, dia 12); já Inhumas apresentava 73,47% antes da totalização das chuvas e a barragem de Mundaú apresenta mais de 100% da capacidade.(@blogcarloseugenio, com informações do portal V&C Garanhuns)