w="300" h="250">
BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sábado, 05 de março de 2022

 

O Projeto Terra do Frevo, realizado pelo Terra Café i Bar, localizado no Centro do Recife, fará homenagem ao Boi da Macuca, irreverente grupo de cultura popular nascido há mais de 30 anos, em Correntes, no Agreste Pernambucano. O Evento será realizado no próprio Terra Café Bar, na Boa Vista, nesse domingo, dia 6, a partir das 15h, com apresentação Orquestra de Bolso. Os ingressos individuais custam R$ 30 e podem ser adquiridos pelo Sympla.

 

 

Nascida em 2015, a Orquestra de Bolso, ou simplesmente ODB, é composta por: sax alto, sax tenor, trompete, trombone, tuba, caixa, surdo e pandeiro. A formação é similar às orquestras que se apresentam nas ruas e ladeiras de Recife e Olinda, mas com apenas um representante por naipe. A execução tende a ser mais suave, apresentando músicas consagradas com arranjos adaptados e promovendo uma fusão entre gêneros e influências que resultam em uma nova construção do frevo.

 

 

Fundada em 1989, a Macuca é uma entidade cultural pernambucana certificada oficialmente como Ponto de Cultura desde 2005 e contemplada nacionalmente pelo Prêmio Culturas Populares 2017, títulos concedidos pelo então Ministério da Cultura. Possui sede no Sítio Macuca, localizado na zona rural de Correntes, região agreste de Pernambuco. Manifesta-se como folguedo de rua e como evento. (Com informações e imagem do JC Online. CONFIRA)