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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 20 de agosto de 2013


A Câmara
dos Deputados já selecionou os 78 estudantes que representarão os estados
brasileiros em 2013, na edição dos dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. O
número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de
maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Em Pernambuco, são
selecionados anualmente quatro deputados jovens, e neste ano, um é do Agreste
Meridional.


Trata-se do estudante Barnabé Lucas Neto, matriculado no terceiro ano do ensino
médio na Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns. Ele foi selecionado
entre 144 estudantes do Estado com um Projeto de Lei na área de educação. De
acordo com a ementa, sua proposição trata da criação do programa “Literatura
Nossa”, uma estratégia que tem como objetivo a distribuição de livros literários
brasileiros a estudantes do Ensino Médio regular das escolas de rede pública.
 
O estudante, que já desenvolve ações de
protagonismo na própria escola, afirma que a ideia do projeto surgiu com a
vontade de ver o Brasil com uma base educacional mais sólida. “Com meu projeto
de lei, milhões de estudantes teriam acesso aos grandes clássicos literários
brasileiros, o que valorizaria a cultura nacional e criaria um hábito de
leitura entre os estudantes. O que me inspirou foram os próprios livros através
de suas maravilhosas histórias”, destaca.
 
Além de Barnabé Lucas, foram selecionados os estudantes Abigail de Souza, da
Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Ana, de Olinda; João
Alexandre da Silva Neto, da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria José
Vasconcelos, de Bezerros; e Maria Eduarda de Lima Silva, da EREM Professor
Antônio Farias, de Gravatá.
 
Entre 23 e 27 de setembro, eles e os demais 74 jovens de todo o país
participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília,
onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos
legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica
e representação política por meio da vivência do processo democrático.