A Escola Municipal Atalibal Victor, localizada no distrito de Poço Comprido, distante cerca de 20km do município das Correntes, no Agreste Pernambucano, vem dando exemplo de trabalho social e educação ambiental. É que o Educandário criou uma Horta, com Jardim Suspenso, que utiliza materiais reciclados e a mão-de-obra de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua manutenção.
Denominado de Horta e Jardim Suspenso Edjair do Nascimento Silva (imagem acima), em homenagem a um dos alunos mais dedicados do projeto, que faleceu recentemente num acidente de moto, a ação consiste no plantio e manutenção de cheiro verde, cebolinha, couve, pimentão, tomate, alface, morango e alecrim, dentre outras mudas ornamentais. “Vem sendo uma importante estratégia de educação junto aos alunos da EJA, uma vez que aproveitamos os saberes do cotidiano dos educandos, ao mesmo tempo em que promovemos a conscientização ambiental, através do uso de materiais reciclados”, registra a gestora Maria Roseane.
O Projeto teve início em 2019 sob a coordenação das professoras Josilene Nunes e Daniela Leal, com o apoio de toda a equipe escolar, mas por conta da Pandemia só agora, em 2021, foi consolidado. A apresentação Horta com Jardim Suspenso, da Escola Atalibal Victor, foi registrada no último dia 9, e contou com a presença do secretário de Educação das Correntes, Ademário Júnior. O Evento ainda foi marcado por uma Exposição de Artesanatos, produzidos pelos alunos da EJA, tendo por base produtos reciclados, como: garrafas pet; cd´s e pallet´s, entre outros.
“Estamos muito felizes com a concretização desse Projeto, mas sobretudo por poder homenagear o nosso aluno Edjair, que tratamos carinhosamente por “Tó”. Vale registrar que todas as mudas colhidas na Horta, reforçam e dão um sabor especial a nossa Merenda Escolar”, finalizou a professora Maria Roseane, diretora da Escola Municipal de Poço Cumprido. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br . Não está autorizada a reprodução desse material, na Integra, nas redes sociais Facebook e Instagram, ainda que citada a fonte).