BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 27 de julho de 2021

A baixa na idade de vacinação contra a COVID-19, nos últimos dias, tem aumentado a confiança em dias melhores para os pernambucanos, que fazem planos e estão ansiosos para voltar à rotina que tinham antes da Pandemia.

No Estado, 56% da população adulta está vacinada, o que representa pouco mais de 4 milhões de pessoas com pelo menos uma dose do imunizante. No entanto, somente 21% estão com o esquema vacinal completo no Estado. Aqui em Garanhuns, somando-se com as doses únicas, 51% da população já recebeu a 1ª dose e pouco mais de 24% concluiu o ciclo vacinal com a 2ª dose. Esses índices de Garanhuns e do Estado são somente um dos motivos, entre vários, que exigem a continuidade das medidas preventivas contra a infecção pelo Coronavírus.

É importante registrar que, mesmo quem está vacinado com as duas doses (ou com o imunizante da Janssen, de aplicação única), deve manter os cuidados, principalmente o uso da máscara, até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar alguns meses. Ou seja, precisamos continuar conscientes de que o caminho ainda é longo para barrar a transmissão pelo Vírus, especialmente neste momento em que as variantes continuam a se multiplicar.

“Hoje não temos uma situação que nos deixe seguros de abrir a mão do uso da máscara e de outras medidas não farmacológicas. Mesmo com parte da população vacinada, enquanto houver circulação ativa do vírus (transmissão e surgimento de variantes), precisamos manter todos os cuidados”, destaca a médica epidemiologista Ana Brito, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco. A Especialista ainda ressalta a necessidade de os gestores trabalharem no sentido de garantir a proteção plena da população o quanto antes. “Isso vai ocorrer quando 75% das pessoas, pelo menos, estiverem protegidas com as duas doses da vacina (ou aplicação única, no caso da Janssen)”, observou Ana Brito. (Com informações do JC Online. CONFIRA – Blog do Carlos Eugênio – Dia 27/07/2021)