BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 24 de setembro de 2023

 

Durante a etapa Agreste Meridional do Programa Ouvir para Mudar, do Governo de Pernambuco, realizado em Garanhuns, nessa sexta-feira, dia 22, a deputada Estadual Débora Almeida(PSDB), fez uma série de reinvindicações para a Região diretamente a governadora Raquel Lyra (PSDB).

 

Dentre as principais solicitações de Débora junto a Raquel, destaque para ações nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Segurança, apoio a Produção Rural, ao abastecimento com gás natural e ações voltadas ao Ensino Técnico e a Produção Láctea.  

 

SAÚDE – Débora ressaltou a importância da construção, em Garanhuns, do Hospital Regional Mestre Dominguinhos. Ainda no segmento da Saúde, a Deputada solicitou melhorias no serviço de tratamento Oncológico, com a implantação da Radioterapia em Garanhuns, evitando deslocamentos a Caruaru e outros Centros. A Parlamentar também solicitou a implantação do atendimento Materno Infantil de Alto Risco em Garanhuns, para atender toda a Região.

 

 

INFRAESTRUTURA – A Deputada também citou a necessidade de recuperação de rodovias como a 193 (Capoeiras); 203 (Lagoa do Ouro) e a 149 (Ibirajuba), todas já com indicação já apresentadas por Débora na ALEPE. Na presença do Presidente da Compesa, Almir Cirilo, a Tucana reivindicou a construção de uma barragem na localidade Una dos Cordeiros, no leito do Rio Uma, entre São Bento do Una e Capoeiras. 

 

SEGURANÇA – Débora Almeida também fez questão de lembrar a situação de insegurança vivenciada na zona rural e solicitou o retorno de um policiamento específico, como a ROCAM e de uma Unidade Especial de Policiamento com uso de Motocicletas; 

 

 

GÁS – A Parlamentar do PSDB também registrou a necessidade da implantação de gás encanado, através da Copergás, para utilização pelo setor da Avicultura, Laticínios e Casas de Farinha, para que produtores possam otimizar a produção, gerando agilidade e economia para os produtores destes importantes setores.

 

APOIO PARA A PRODUÇÃO RURAL – Como representante do Agronegócio em todas as suas dimensões, Débora Almeida relembrou que a Região apesar de ser grande produtora, atualmente, se humilha na busca pela água para produção do feijão; mandioca; macaxeira; milho e hortifruti, além da suinocultura; avicultura de postura pecuária leiteira e de corte. Almeida também pediu ao Governo uma maior atenção para reestruturação do IPA e da Adagro. 

 

 

ENSINO TÉCNICO – A Tucana aproveitou o evento estar sendo realizado nas dependências de uma Escola Técnica Estadual (ETE) para pedir o fortalecimento do Ensino Técnico. Segundo a Deputada, existe uma necessidade de adequar os horários dos cursos de ensino médio aos de ensino técnico.  Atualmente, os horários de saída dos alunos dos dois cursos não coincidem, causando o grave problema da ausência de transportes para um destes grupos de alunos.

 

CENTRO TECNOLÓGICO – Débora também enalteceu a produção de laticínios regional, mas lamentou a subutilização da estrutura do Centro Tecnológico de Laticínios. Ela também reivindicou incentivos para os produtores lácteos, para que possam fortalecer a economia local, já que as muitas isenções para as Centrais de Distribuição impedem a competitividade. 

 

OUTRAS AÇÕES – Nos cerca de sete minutos que discursou, Débora Almeida ressaltou a necessidade de maiores investimentos no setor habitacional, tanto nas cidades, quanto nas localidades rurais, bem como no segmento de comunicação nos Sítios e Povoados.

 

 

“As demandas levantadas por Débora referem-se exatamente as escutas durante as movimentações da Deputada, quando tem a oportunidade de se aproximar ainda mais da realidade das suas bases eleitorais e pode ter uma conversa ‘olho no olho’ com o Cidadão Pernambucano”, destaca a Assessoria. (@blogcarloseugenio, com informações da Assessoria/Marcelo Jorge e imagens de Matheus Augusto)