O Governo de Pernambuco lançou licitação para contratar Empresa e realizar obras de reforma na Barragem Celso Galvão, a popular Inhumas, um dos reservatórios d´água geridos pela Compesa e que abastece Garanhuns e outros Municípios do Agreste Meridional.
O Reservatório, construído em 1974 e que tem capacidade de acumulação de cerca de 8 milhões de metros cúbicos de água, vem apresentando problemas estruturais nos últimos anos. De acordo com o Termo de Referência (TR), que integra o Processo Licitatório, a estrutura da Barragem estaria em condição de alerta, mas sem a classificação de risco de emergência, após recente inspeção de segurança.
Segundo o documento ao qual o Portal V&C Garanhuns teve acesso, a paredão da Barragem apresenta uma fissura que requer reparo “a fim de não comprometer a segurança da Barragem, bem como proteger o barramento das ações que a infiltração da água pode provocar”. Ainda há fissuras e percolações (passagem de água para o solo) que requerem intervenção. A reforma também prevê ações junto a “galeria de inspeção”, que se encontra “totalmente inundada e sem equipamentos de esgotamento automático”, segundo o TR.
As Obras, orçadas em cerca de R$ 2 milhões de reais (R$ 1.989.436,96), marcarão a segunda intervenção já realizada em Inhumas, que contou com a primeira reforma em 1997, portanto há quase 26 anos. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações do V&C Garanhuns)