Durante visita a Pernambuco nesta sexta-feira, dia 19, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que a duplicação da BR-423 entre os municípios de São Caetano e Garanhuns, será iniciada. A expectativa do Governo do Estado é de que as obras comecem ainda no início do segundo semestre deste ano.
“Estamos dependendo apenas de uma licença ambiental da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) para iniciar o primeiro lote, que vai de São Caetano a Lajedo. Serão investidos R$ 225 milhões no projeto, recursos já garantidos no orçamento”, afirmou o Ministro. Renan Filho destacou que a obra, além de fundamental para integrar o Agreste Pernambucano, é querida pelo presidente Lula, que tem muito interesse em avançar com o Projeto por fazer parte da Região onde nasceu.
O Governo do Estado informou que, diante do compromisso da governadora Raquel Lyra de correr com o projeto, a CPRH publicou nesta sexta-feira, dia 19, o EIA-RIMA da duplicação da BR-423, apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Assim, a previsão é de que seja realizada uma audiência pública em junho e, ainda no início do segundo semestre, as obras do primeiro trecho comecem.
COMO SERÃO AS OBRAS – Inicialmente, o projeto da BR-423 prevê a duplicação de 80 quilômetros iniciais. O primeiro lote irá do km 18,20 (BR-232, em São Caetano) até o km 60, em Lajedo. O modelo de contrato para a duplicação será Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O RDC é um modelo de contratação que agiliza o processo de licitação porque a mesma empresa executa o projeto e a obra. Por dia, 17 mil veículos circulam pela BR-423. O segundo trecho da rodovia, entre Lajedo e Garanhuns, não foi licitado até agora. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)