Ao longo desta semana foram destaque nas redes sociais vídeos e relatos com reclamações de Cidadãos referentes a atendimentos, demora ou falta deles, no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), especificamente relacionados aos setores da ortopedia, pediatria e emergência adulto.
Diante das reclamações, a direção do Hospital trouxe as seguintes informações:
“Em relação ao atendimento pediátrico, a direção do HRDM lamenta os inconvenientes causados pela demora. A Escala ficou incompleta porque profissionais do plantão adoeceram e, consequentemente, o número de Médicos para atendimento foi reduzido”, pontuou a Gestão do Hospital Regional.
A direção do Dom Moura também registrou o aumento no volume de atendimentos ao período de sazonalidade de doenças respiratórias e arboviroses, como justificativa para “eventuais retardos no atendimento”, especialmente na Pediatria, “setor onde a demanda aumenta significativamente durante determinadas épocas do ano”.
Quanto à emergência adulta, no último final de semana, o HRDM entende as preocupações levantadas sobre a composição da equipe médica. De fato, havia oito médicos na escala, no entanto, é válido observar que os profissionais são capacitados em especialidades diferentes.
Clique em player para assistir o vídeo postado nas redes sociais pelo Portal V&C Garanhuns.
No que diz respeito à reclamação relacionada à Ortopedia, em que um Cidadão registrou em vídeo ter esperado por atendimento para a filha das 1h21min até cerca de 4h na madrugada do último domingo, dia 12, a Direção registrou que “compreende a frustração do paciente” e esclareceu que “os profissionais de saúde, no entanto, têm direito a um tempo de repouso para garantir sua própria saúde e segurança, conforme estipulado pela Lei 5.452/1943, em seu Art. 71 da CLT e na Lei 3.999/1961, Art. 8º, § 1º”.
Ainda segundo o Dom Moura, no caso mencionado, “o Paciente chegou durante o horário de repouso, sem notificação de paciente para atendimento na emergência ortopédica, como mostra no vídeo”, já que no caso de médicos plantonistas, na urgência e emergência, também deve-se atender a possibilidade de descanso, “desde que não haja paciente em caso de emergência, conforme dispõe o Código de Ética Médico”. (@blogcarloseugenio)