BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

 

Com a saída do secretário Alexandre Schneider e o adiamento de licitação para compra de Kits Escolares, a Gestão Educacional de Pernambuco entrou na ordem do dia dos debates políticos no Estado.

 

É que o presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALEPE, deputado Estadual Waldemar Borges (PSB) fez duras críticas ao Governo do Estado pela falta do titular da Secretaria Estadual de Educação e, segundo Ele por falhas na condução da Pasta. Ele também pediu a saída do secretário executivo Gilson Filho, que está respondendo no momento pela Pasta.

 

 

“É um desmantelo completo! O ex-secretário Schneider saiu há mais de duas semanas e, a poucos dias da volta do ano letivo, não há qualquer indicativo de que veremos uma substituição. Isso é um total descaso! Quem está interinamente respondendo também não pode continuar, já que é conhecido como homem forte da governadora e protagonista da bagunça que se instalou na Educação”, destacou Waldemar Borges.

 

 

Em resposta, o líder do Governo, deputado Izaías Régis (PSDB) ressaltou que a Oposição ignora os avanços concretos alcançados em pouco mais de dois anos de administração.

 

 

“A transição na Secretaria de Educação não compromete os avanços nem a continuidade das ações estratégicas. A governadora Raquel Lyra tem tomado decisões responsáveis, sempre pautadas pelo interesse público, garantindo que os resultados continuem a transformar a vida dos pernambucanos”, destacou Izaías, enumerando em seguida os avanços viabilizados até então por Raquel Lyra na educação.

 

 

“Pela primeira vez na história, superamos a taxa nacional de alfabetização, com 59% das nossas crianças alfabetizadas na idade certa – um índice que mais que dobrou em relação a 2021”, destacou Régis, complementando: “nosso desempenho no IDEB também é motivo de orgulho: Pernambuco lidera o ranking entre os estados do Norte e Nordeste no Ensino Médio e está acima da média nacional, com notas expressivas em todas as etapas de ensino. Este trabalho é resultado de políticas públicas estruturantes, como o Programa Juntos pela Educação, que prevê o maior investimento da história da rede pública de ensino do estado, totalizando R$ 5,5 bilhões até 2026”.

 

 

Ainda segundo Izaías, os avanços na educação também podem ser notados na oferta de vagas em Creches; na entrega de novos ônibus escolares e no reconhecimento em nível nacional.  “Já foram criadas 60 mil vagas para creches e pré-escolas; entregues 1.200 ônibus escolares e ampliadas 15 mil vagas no ensino fundamental em tempo integral. Recebemos, ainda, reconhecimentos do MEC, como o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização e o Selo de Educação para Relações Étnico-Raciais, reforçando nosso compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e transformadora”, finalizou Izaías Régis. (@blogcarloseugenio)