BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 10 de agosto de 2021

 

O deputado Estadual Álvaro Porto (PTB) apresentou, nessa segunda-feira, dia 9, pedido de informação endereçado ao governador Paulo Câmara (PSB) no sentido de esclarecer dúvidas sobre o uso político-eleitoral da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em benefício da reeleição do atual ocupante da Pasta, o deputado Estadual Licenciado Claudiano Martins Filho (PP), que segundo Porto é pré-candidato a um novo mandato na Assembleia Legislativa.

 

 

Porto afirma que Claudiano estaria lançando mão da estrutura e de programas da Secretaria Estadual para angariar apoio entre Prefeitos, Vereadores e outras lideranças políticas em troca de apoio para a disputa de 2022. E adianta que, além do pedido de informação protocolado na ALEPE apresentará denúncia ao Ministério Público de Pernambuco e ao Tribunal Regional Eleitoral.

 

 

“É preciso que o Governador esclareça ao povo de Pernambuco porque permite que o Secretário faça, abertamente, uso eleitoreiro da máquina estadual. As informações que nos chegam apontam para flagrantes irregularidades, como oferta de serviços e benefícios disponibilizados pela pasta para potenciais cabos eleitorais, além, claro, de campanha antecipada”, diz.

 

 

Entre os pontos para os quais solicita esclarecimentos está a relação de Rogéria Maria Martins com a Secretaria Desenvolvimento Agrário e do IPA. O Deputado oposicionista também quer saber qual o montante de recursos (com detalhamento sobre a origem, federal ou estadual) empregados em ações desenvolvidas pela secretaria e pelo IPA, como perfuração de poços artesianos, distribuição de sementes e preparação e aração de terra para agricultores, a partir de fevereiro de 2021, quando Claudiano assumiu a Pasta.

 

 

Porto questiona também o total de poços artesianos perfurados; empresas responsáveis pelo serviço; nomes dos Municípios e localidade que receberam as obras e o custo individual para cada perfuração. O deputado Álvaro Porto também quer saber os nomes e CPFs dos proprietários de máquinas e tratores contratados pela Secretaria Estadual e pelo IPA para a execução dos trabalhos, quantidade de horas-máquina contratadas, entre outras informações.  

 

 

O secretário Claudiano Martins Filho ainda não se pronunciou sobre a postura de Álvaro Porto. O Blog do Carlos Eugênio está a disposição para publicar a versão de Claudiano quanto as posições do Deputado Oposicionista.