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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 20 de setembro de 2022

 

Nestas eleições, a guerra travada na internet ganhou uma arma nova: o deepfake. É uma tecnologia que usa a chamada inteligência artificial. Entre outras coisas, Ela permite adulterar o movimento dos lábios e transplantar um trecho de uma fala, de um determinado ponto para outro, mudando completamente o conteúdo de uma notícia, por exemplo.

 

 

Nas últimas semanas, conteúdo do Jornal Nacional foi adulterado desta forma e compartilhado intensamente em redes sociais como o WhatsApp. A meta seria desinformar os eleitores. Alguns dos mais compartilhados exibem áudio e vídeo adulterados para afirmar que o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), estaria à frente na pesquisa de intenção de voto do Ipec, o que é falso.

 

A pesquisa mostrou o oposto do vídeo adulterado. Desde 15 de agosto até essa segunda-feira, dia 19, as pesquisas do Ipec e do Datafolha apresentadas no JN mostraram o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o que tem percentual maior de intenção de voto. Em todas elas, Bolsonaro apareceu em segundo lugar.

 

 

NÚMEROS DA PESQUISA – Pesquisa Ipec divulgada nessa segunda, encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022. Ciro Gomes (PDT) segue com 7% das intenções. Simone Tebet (MDB) tem 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%. Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% cada um.

 

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022. (Com informações do G1. CONFIRA)