BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 05 de setembro de 2023

 

O anúncio da saída do Senador e Ex-governador, Jarbas Vasconcelos, de 81 anos, da vida pública foi registrado por várias personalidades do mundo político de Pernambuco e do Brasil. É que o Senador, que desde dezembro passado estava de licença do cargo para realizar tratamento de saúde, decidiu renunciar e se aposentar. Com a decisão, o primeiro suplente do senador, Fernando Dueire (MDB), assume formalmente a representação de Pernambuco no Senado.

 

 

Para a deputada Estadual, Débora Almeida (PSDB) o Senador é um exemplo para ser seguido por várias gerações de pernambucanos. “Enquanto Deputado e Prefeito, lutou ativamente no processo de redemocratização do nosso País. Como governador, modernizou Pernambuco e nos colocou na rota do desenvolvimento. Por fim, como Senador, soube se colocar além das fronteiras partidárias para lutar por ética, responsabilidade fiscal e investimentos para Pernambuco”, destacou Débora.

 

 

“Jarbas inspirou gerações inteiras de homens e mulheres a atuarem na política com os valores que ele sempre semeou: ética, moderação e paixão pelos que mais precisam. Ao nosso eterno governador e senador, dedicamos nossa admiração e agradecimento por tudo o que fez pelos pernambucanos. Seguiremos trabalhando para honrar esse legado de sempre lutar pela democracia e vamos seguir forte na luta pela melhoria do nosso Estado”, finalizou a Ex-prefeita de São Bento do Una e que atualmente ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

 

 

TRAJETÓRIA DE JARBAS VASCONCELOS – Do município de Vicência, na Zona da Mata Norte, Jarbas de Andrade Vasconcelos conquistou todo o Estado em diversos mandatos, com mais de 50 anos de vida política. Atualmente com 81 anos, o filho de Carlindo e Áurea Vasconcelos nasceu no dia 23 de agosto de 1942. Jarbas se formou em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 1968, mas a vida pública já fazia parte da sua história, pois em 1966 participou da fundação do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ao qual é filiado atualmente.

 

Sua primeira campanha eleitoral foi em 1970, para se tornar deputado estadual, sendo eleito para o mandato 1971-1975. Nas eleições seguintes, ele conquistou o cargo de deputado federal por duas vezes 1975-1979 e 1983-1985. Em meio às conquistas políticas, Jarbas se desfiliou pela primeira vez, em 1985, do PMDB, agremiação que substituiu o MDB com o fim do bipartidarismo.

 

 

Na mesma época, enquanto estava em seu segundo mandato de Deputado Federal, o senador decidiu concorrer à Prefeitura do Recife, porém, teve sua candidatura rifada em prol da postulação do também deputado federal Sérgio Murilo e de uma coligação com o PFL (antiga Arena). O ex-governador Miguel Arraes apoiou essa candidatura, e Jarbas, que já havia retornado para o PMDB, sai mais uma vez e se filia ao PSB, vencendo a primeira eleição direta para prefeitos após o regime militar. Durante primeira eleição pós-ditadura militar, Jarbas foi eleito prefeito do Recife e ficou por dois mandatos (1986-1988 e 1993-1996).

 

 

Já em 1998, ele foi eleito Governador de Pernambuco, cargo que ocupou por dois mandatos até 2006. Durante esse período, Jarbas enfrentou o desafio de atualizar a infraestrutura de todo o Estado. A obra mais marcante para Jarbas enquanto gestor de Pernambuco foi a duplicação da BR-232 primeiro até Caruaru, um tempo depois até São Caetano.

 

 

Entre os anos de 2007 a 2015, Jarbas Vasconcelos ocupou pela primeira vez o cargo de Senador da República. Em 2015, ele voltou para Câmara Federal, mas em 2019 assumiu novamente mandato no Senado, cargo no qual se aposentou nessa terça. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens do JC Online/Assessoria)

 

Acesse: https://www.manoimoveis.com.br/ e insira o Código CA1477 para saber mais.