O deputado Federal Danilo Cabral será o pré-candidato a Governador do PSB e os ajustes para o anúncio oficial estão sendo definidos em reunião, realizada nesta sexta-feira, dia 11, no Palácio do Campo das Princesas. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, veio pessoalmente à Pernambuco para se encontrar com o Parlamentar; o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife João Campos, para bater o martelo sobre os detalhes do anúncio que ocorrerá nos próximos dias – cumprindo o prazo estipulado para este mês de fevereiro. O Governador registrou o encontro em postagem nas Redes Sociais.
A escolha de Danilo Cabral, de 54 anos, reforça a tese do “perfil político”, que ganhou força entre os socialistas desde o reiterado posicionamento do ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, de que não seria candidato a Governador mesmo sendo o nome natural do partido. Dentro do PSB, a leitura que foi feita é que nestas eleições não caberia mais bancar um postulante desconhecido com características puramente técnicas, a exemplo da própria candidatura do governador Paulo Câmara, em 2014, e de Geraldo Julio, em 2012.
Ex-líder do PSB na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral superou nomes como o do deputado federal Tadeu Alencar – que tinha preferência da família Campos para o pleito majoritário; e os secretários estaduais José Neto (Casa Civil) e Fernandha Batista (Infraestrutura). Filiado ao Partido Socialista Brasileiro, há 32 anos, Danilo já foi secretário estadual de Educação, das Cidades, e de Planejamento. Também já foi secretário de Administração da Prefeitura do Recife. É auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), assim como Paulo Câmara. Em seu mandato legislativo – nas eleições de 2018, recebeu 91.635 votos – uma das principais bandeiras levantadas por Cabral é da área da Educação, que é um dos setores tido como vitrine das gestões do PSB. (Com informações do JC Online. CONFIRA)