BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024

 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Novo CAGED revelaram que Garanhuns perdeu, em dezembro do ano passado, mais de 1.700 postos de empregos com Carteira Assinada. No acumulado do ano, o Município também registrou déficit de empregos. Ao todo, foram 1.219 vagas formais fechadas.

 

 

Segundo o CAGED, em dezembro passado foram admitidos 1.350 trabalhadores com carteira assinada, mas outros 3.070 profissionais ficaram desempregados. A tendência de queda foi iniciada em novembro passado, quando o saldo negativo foi de 709 trabalhadores desempregados.

 

 

Segundo publicação do Portal V&C Garanhuns, o Setor de Serviços foi o responsável por mais de 90% das demissões. É que dos 1.718 desempregados, 1.641 atuavam no segmento. Já o Comércio, que tradicionalmente abre vagas no período natalino, também apresentou saldo negativo, tendo demitido 60 trabalhadores.

 

 

O CAGED tem caráter meramente trabalhista e deve ser declarado por todo estabelecimento formal que tenha efetuado qualquer tipo de movimentação em seu quadro de empregados, incluindo empresas e órgãos públicos. Já o Novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas e-Social, Caged e Empregador Web.

 

 

MINHA OPINIÃO – Os dados do CAGED e do Novo CAGED mostram uma realidade diferente da narrativa adotada pelo Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), que coloca o Encantos do Natal, evento custeado pela Prefeitura e realizado entre os meses de novembro e dezembro, como um forte gerador de Empregos Formais.

 

 

Apesar de ser inegável que a Cidade ganha em movimentação turística, com os setores gastronômico e de hotelaria lucrando forte, assim como o comércio informal e os artesãos, pela carga de investimentos públicos, que em 2023 foi de R$ 6 milhões de reais, e segundo dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego, o Evento Natalino se mostra um fiasco quando relacionado a geração de Empregos com Carteira Assinada em Garanhuns. Esta é a minha opinião, mas respeito a sua! (@blogcarloseugenio)