BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Marcelo Jorge e Carlos Manhanelli.
Tão importante quanto fazer e mostrar que fez. Essa
frase já foi utilizada por diversas pessoas, principalmente aquelas que
assessoram Prefeitos. O fato é que muitos governantes, sobretudo nas esferas
municipais, não divulgam as ações do seu Governo e restringem o conhecimento do
benefício apenas para a comunidade em que a ação foi realizada.
O Governo de Luiz Carlos (PDT) aqui em Garanhuns
serve como parâmetro para essa reflexão. Durante a sua primeira gestão
(2005-2008) foram inúmeras as ações de divulgação, em que foram utilizadas as
mais diversas mídias para difundir os feitos daquela administração. O resultado
foi uma reeleição tranquila. Já na sua segunda gestão, tanto as dificuldades
financeiras quanto a falta de interesse numa possível continuidade, fizeram com
que os investimentos na área fossem visivelmente reduzidos. Resultado: apesar
de viabilizar ações importantes para a população, como obras de pavimentação e
saneamento em bairros inteiros, o Governo concluiu sua missão com uma imagem
bastante desgastada junto à população. 
Investir em comunicação dá certo. O governador
Eduardo Campos (PSB) não está entre os presidenciáveis apenas por seus feitos
ou pelos olhos azuis. É alto o investimento do Estado no setor de Comunicação,
assim como também entra na casa dos milhões, o montante destinado à divulgação
pelo Governo Federal. 
Nos municípios de menor porte, é fato que os
recursos são insuficientes até para investir em ações prioritárias como saúde,
educação e infraestrutura. Além do que, a verba destinada à publicidade é
viabilizada através dos Recursos Próprios, ou seja, daquilo que o Município
arrecada. 
As dificuldades são enormes, mas se o Vereador quer
alçar voos mais altos, o Prefeito pensa numa gestão bem avaliada ou até mesmo
almeja uma reeleição é importante que invistam em comunicação. Divulgar as
ações de Governo não é gasto e sim investimento. Para tanto as alternativas
são: contratar uma boa Agência de Publicidade; nomear alguém da área ou mesmo capacitar
um dos seus assessores para o cumprimento dessa missão. 
Neste sentido, a empresa MarceloJorge.com está
viabilizando a vinda do Mestre em Consultoria Política, Carlos Manhanelli, para
através da
Associação Brasileira dos Consultores
Políticos e a Manhanelli Associados, ministrar em Garanhuns, um curso que
orienta como
montar um Departamento de Comunicação e Assessoria
de Imprensa em Órgãos Públicos Municipais. 
O Curso tem uma carga horária acessível e apresenta
uma g
rade programática relevante para a área,
quando aborda
noções de Marketing e
Propaganda; as Pesquisas no Mandato; a Legislação Básica para o Departamento de
Comunicação, descrevendo o
que pode e o que não pode na Divulgação,
Comunicação, Propaganda e Publicidade durante o mandato, além da Lei de
licitação para comunicação. 
A iniciativa também
aborda a estrutura de um Departamento
de Comunicação e o uso da internet no mandato. Com a apresentação de casos
reais, o Curso também auxilia o departamento de comunicação social no trato com
a imprensa. É uma boa alternativa para presidentes de Câmara e Prefeitos de
toda a microrregião do Agreste Meridional.

Para maiores informações, conheça o portal: www.manhanelli.com.br e mantenha contato com a MarceloJorge.com através do telefone: (87)
3761-1500 ou pelo e-mail:
[email protected].  A empresa funciona de segunda a sexta-feira em
horário comercial.