A Cultura Pernambucana e Garanhuense perdeu no início da tarde desta sexta-feira, dia 16, um dos seus Patrimônios Vivos. O Mestre de Reisado Luiz Gonzaga de Lima, o Seu Gonzaga de Garanhuns, faleceu, aos 79 anos, no Hospital Regional Dom Moura, onde estava internado desde o último dia 4, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC Hemorrágico) e lutar pela vida durante doze dias na UTI daquela Unidade Hospitalar.
Por volta das 15h, o Dom Moura confirmou o falecimento de Gonzaga de Garanhuns. “O paciente estava internado, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o último dia 5 de junho, após ser confirmado um AVC hemorrágico. O HRDM lamenta a perda deste ícone da cultura”, destacou a Unidade, através da Assessoria.
O corpo de Luiz Gonzaga de Lima está sendo velado na Câmara de Vereadores de Garanhuns. O sepultamento acontecerá a partir das 16h, no Cemitério São Cristóvão. O Prefeito de Garanhuns decretou Luto Oficial de três dias.
ÍCONE DA CULTURA LOCAL – Nascido no Sítio Sussuarana, Zona Rural de Garanhuns, Seu Gonzaga de Garanhuns promoveu a cultura do Reisado por mais de 60 anos. Além de participar do movimento popular, Ele também foi escritor e cordelista.
Seu Gonzaga possui cerca de 400 títulos autorais, que já ultrapassaram fronteiras e estão expostos em outros Países, como nos Estados Unidos (América); França (Europa) e Japão (Ásia). Ele integrava cinco grupos de Reisado, dois deles formados por idosos; um por adolescentes e outro infantil.
Em 2021, Gonzaga recebeu o título de Notório Saber em Cultura Popular, concedido pela Universidade de Pernambuco (UPE). Ele completaria 80 anos no próximo dia 8 de agosto. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com imagens de Caio Pessoa/Divulgação)