Os casos de doenças respiratórias infantis têm lotado a pediatria do Hospital Regional Dom Moura, bem como o atendimento no CESMUC e nos Postos de Saúde de Garanhuns. O quadro também é semelhante na Rede Privada, com consultórios e hospitais bastante movimentados com a ampliação no número de casos.
Atualmente, o Dom Moura dispõe de 22 leitos de Pediatria, sendo 18 para internamentos; 2 para casos de COVID-19 e dois para neonatologia. Todos estão ocupados no momento. Os principais diagnósticos têm sido bronquiolite; bronquite e pneumonia. Em caso de agravamentos, as crianças precisam ser transferidas para Unidades de Saúde que disponham de UTI Pediátrica.
“Na semana passada tivemos a triste notícia de dois óbitos de crianças em situação de agravamento de doenças respiratórias. Acompanhei a situação mais de perto da criança de três anos, na busca por leitos para a transferência. É uma situação muito triste”, registrou o deputado Estadual Izaías Régis (PSDB), que, diante da realidade, apresentou indicação na ALEPE, solicitando a implantação de leitos de UTI pediátrica para o Hospital Regional Dom Moura. “Reivindicamos que a Secretaria Estadual de Saúde possa buscar esse incremento no atendimento pediátrico de Garanhuns e Região”, complementou o Deputado. Régis é o atual líder do Governo Raquel Lyra na ALEPE. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com imagens de Augusto Reges/ALEPE)